Moradores da sede do município de Carinhanha, no oeste da Bahia estão frequentemente reclamando da situação que anda as ruas e lotes da cidade com relação ao mato.
Nessa quinta-feira dia (22) de março a nossa reportagem foi até as ruas para ouvir o apelo dos moradores, principalmente aqueles que moram ao lado de “matas”, ou seja, lotes e ruas com ervas daninhas que ultrapassam (1) metro de altura.
Um dos bairros que se nota o problema com maior quantidade de mato é o Bairro São Francisco, considerando também a grande quantidade que existe demais.
As pessoas deram suas opiniões a nossa reportagem.
“Aqui na rua está péssima, é tanto mato que dava até pra criar gado, donos de lotes que deixam abandonados só juntando mosquitos”, relata uma moradora da Rua da Pista 3.
São ervas trepadeiras que já cobrem telhados, plantas que já engrossaram o caule se transformando em pequenas arvores, gramíneas que já alcançam (1) metro de altura, entre outros fatores que atrapalham constantemente a luta dos agentes de endemias.
“É uma pouca vergonha, donos de lotes que não tem nem a coragem de cortar os matos, isso é um perigo, são vários bichos e insetos que abrigam nesse matagal, até cobras saem daí”, relata uma moradora do bairro Sudene, na rua Capitão Artur Lima.
Alguns carinhanhenses pediram ao Alerta Bahia pra solicitar do legislativo uma lei que obrigue os proprietários de lotes e casas abandonadas ou não a manterem limpos, tanto pelo mato, quanto pela proliferação do Aedes aegypti.
“Se tem o lote e não da conta de cuidar vende, ou doa para quem precisa”, sugere uma moradora do bairro Alto da Colina.
Atendendo a demanda dos populares entramos em contato com os vereadores Washington Alves e o vereador Gilvan Crente para sugerir o projeto de lei, sendo bem recebido pelos edis. Segundo Woshington e Gilvan, vão analisar, pois ambos disseram ter se não esse, outra lei semelhante, mais afirmaram que se existir vão solicitar o funcionamento e se não existir vão por o projeto a aprovação.
”Não são somente os lotes, as ruas também estão cheias de mato, cadê o secretário de infraestrutura? As vias públicas são de responsabilidade do governo municipal e até agora nada”, afirma outro carinhanhense.
A Nossa reportagem entrou em contato com o responsável pelo comando da tarefa, segundo Davi Oliveira, diretor de serviços urbanos, já iniciaram o combate ao mato das áreas públicas na última quarta-feira dia 21 de março afirmando que em breve já será visto o resultado.
Fotos
Post – 22/03/2018 – 21:00
Redação: Alerta Bahia
Edição: David Porto
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Tribunal do júri absolve homem acusado de matar outro em frente a residência na zona rural de Carinhanha - 04/12/2024
- Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta assinado entre Ministério Público e prefeitura prevê posse de servidor e aquisição de veículo para exclusiva fiscalização do meio ambiente em Carinhanha - 04/12/2024
- Familiares denunciam supostas irregularidades no conjunto penal de Brumado - 04/12/2024