Moradora critica saúde de Feira da Mata e denuncia que unidade de saúde negou atendimento para sua filha de pouco mais de um ano

Compartilhe >>

Imagem de Raquel e unidade de saúde de Feira da Mata – Foto reprodução do Instagram

Uma moradora do município de Feira da Mata, no oeste da Bahia, denunciou à imprensa que uma unidade de saúde do município negou o atendimento de emergência à sua filha de apenas um ano e dois meses.  

A mãe, Raquel Oliveira, relata que por volta de 20h00min da última terça-feira (13) de maio, levou a criança ao posto Nelson Pinheiro de Azevedo, onde o bebê estava com sintomas gripais muito fortes, com tosse, febre e vômito. Chegando à unidade, uma enfermeira não quis atendê-los e ainda falou que o médico disse não ser possível atender à criança.  

Ainda segundo a mãe, ligou para o secretário de saúde, Ramon Filadelfo, e que ele afirmou ter mandado mensagem para o médico e que aguardasse. E mesmo assim teria aguardado, mas voltado sem atendimento.  

Diante da indignação, Raquel gravou um vídeo relatando a situação e postou em suas redes sociais.  

A mãe ainda informou para o Alerta Bahia que na quarta-feira pela manhã voltou na unidade em busca de atendimento.  

Na quarta-feira eu voltei lá e o médico a atendeu, foi na emergência, eu cheguei lá já era quase meio-dia, com ela de novo com febre, aí ele passou o medicamento, já entrou com antibiótico porque falou que o pulmão dela estava muito carregado. Depois disso, foi quando ela começou a apresentar febre muito forte de quarta-feira para quinta-feira à noite. No sábado, eu tive que voltar com ela novamente no posto, a médica examinou e falou que tinha que retirar toda a medicação que ela já estava tomando e colocar uma medicação mais forte, pois suspeitava de pneumonia. A mesma médica pediu um raio-x com urgência e fizemos aqui em Feira da Mata mesmo, o raio-x não estava bom e não deu para ver nada, aí mesmo assim ela trocou toda a medicação e passou o remédio mais forte para ela está tomando por conta da febre”, relatou.  

Questionado pela reportagem do site, o secretário Ramon disse que a paciente não estava em emergência e que o período em que a mãe procurou a unidade só era de atendimento para emergência. Ele ainda informou que mantém a política de atendimento igualitário, sendo que algumas pessoas, porque votaram ou não no atual gestor, ou algo semelhante, querem ser atendidas com prioridade, e que ele não permite isso.  

A mãe replicou que a criança estava sim muito mal, e que prova disto foi seu retorno à unidade outras vezes com a filha, e que a denúncia é com o fim de alertar a gestão municipal e a população acerca do que aconteceu, e evitar que ocorra com outros pacientes. 

Veja o vídeo abaixo!

____________________________________________

Publicado em: 20/05/2025 – 06:21

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim