Ministros da Justiça e Fazenda pedem para sair do governo Lula

Compartilhe >>

Lewandowski e Haddad – Foto reprodução G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna a Brasília e deve tratar imediatamente de possíveis mudanças em sua equipe ministerial. Dois ministros já sinalizaram ao Palácio do Planalto o desejo de deixar os cargos ainda neste início de ano.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, conversou com o presidente no fim do ano passado e indicou a intenção de deixar o comando da pasta já em janeiro. Integrantes do Ministério da Justiça afirmam que, na virada do ano, Lewandowski reforçou o desejo de antecipar a saída, preferencialmente até o fim desta semana, na sexta-feira, dia 9.

Dentro da própria pasta, há técnicos que defendem a permanência do ministro ao menos até a conclusão da tramitação da chamada PEC da Segurança Pública, que ainda precisa ser votada no plenário da Câmara dos Deputados e posteriormente no Senado Federal.

Outro ministro que já comunicou a intenção de sair é Fernando Haddad, atualmente à frente do Ministério da Fazenda. Haddad também conversou com Lula e manifestou o desejo de deixar o cargo neste início de ano, embora tenha sinalizado que pode permanecer até o final de fevereiro para garantir uma transição mais organizada.

Na Fazenda, a tendência é que o secretário-executivo Dario Durigan assuma interinamente o comando da pasta após a saída de Haddad.

As possíveis mudanças devem marcar mais uma etapa de reorganização do governo federal neste início de 2026, com Lula avaliando os impactos políticos e administrativos das substituições.

www.alertabahia.com.br

Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

_______________________________________

Publicado em: 07/01/2026 – 11:31

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim