Alerta Bahia
Cocos Destaque

Ministério Público emite parecer favorável a inelegibilidade do ex-prefeito e pré-candidato Dr. Alex em Cocos; entenda o caso

O Ministério Público do estado da Bahia, através da promotoria de Cocos, no oeste do estado, emitiu um parecer, na terça-feira dia (21) de maio, favorável à sessão da câmara municipal que reprovou as contas do ex-prefeito Alexnaldo Correia Moreira (Dr. Alex).

As contas julgadas e reprovadas pelo legislativo são referentes ao exercício de 2014.

Após a reprovação das contas, que deixa Dr. Aléx inelegível até 27 de novembro de 2024, quando as eleições ocorrem em outubro, e o registro de candidaturas, acontecem bem antes, o que significa, que se até agosto o pré-candidato Dr. Aléx, não conseguir reverter a situação, estará inelegível para as eleições municipais que acontecerão em 06 de outubro.

Em explanação do caso, após a sessão que rejeitou as contas, o ex-prefeito entrou com uma ação no cível (judiciário) pedindo a anulação da referida sessão, onde alega que não teve direito ao princípio do contraditório e ampla defesa. A assessoria Jurídica pediu posteriormente uma liminar, e no momento impetrado a liminar foi indeferida, onde o juízo disse que precisava ter conhecimento da contestação da câmara, e da opinião do Ministério Público, então a câmara fez a contestação, e agora foi dado parecer do MP.

Ao site Alerta Bahia um membro da assessoria de Alex disse que a reprovação teria sido por excesso de gasto com pessoal, e na época a notificação do legislativo foi entregue a um servidor da prefeitura e não ele, e nesse caso, a notificação teria que ser direta para Alex, o então gestor, e não por terceiro.

Diante disto, segundo a assessoria de comunicação de Alex, disse ainda que as contas foram aprovadas com ressalva pelo (TCM) – Tribunal de Contas dos Municípios, e que aguardam a decisão do juiz, quem de fato poderá manter a inelegibilidade. Haja vista que se mesmo assim o juiz entender pela inelegibilidade, existem outras instancias a se percorrerem até o dia 15 de agosto, quando de fato se registra a candidatura, e nesse período a justiça eleitoral decidirá.

Um advogado ouvido pela nossa reportagem disse que o parecer do ministério público é opinativo, e que não significa que o juiz tem obrigação de acompanha-lo.

No cenário atual de Cocos, Dr. Aléx (oposição) é um dos três pré-candidatos a prefeito do município, que pretende disputar com Júnior da SERCOM (oposição) e com o pré-candidato da situação, Clevym Domingues.

________________________________

Publicado em: 31/05/2024 – 11:42

Da Redação

[adsforwp id="24222"]

Publicações Relacionadas

Homens entram em luta corporal e um morre após ser baleado em Riacho de Santana

David Porto

Moradores de Parateca em Malhada denunciam ação de arruaceiros com moto no distrito

David Porto

Ação da Polícia Militar resulta na prisão em flagrante de uma mulher em posse de armas e drogas em Bom Jesus da Lapa

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies