Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Mediante grande repercussão do evento que aconteceu na Agrovila 15, Vigilância Sanitária de Carinhanha fala sobre ação e faz esclarecimento; acompanhe

Evento irregular “Encontro do Grau” na Agrovila 15 em Carinhanha/Foto: Reprodução WhatsApp

Um evento irregular em plena força da pandemia do novo coronavírus, na comunidade de Agrovila 15, município de Carinhanha, oeste da Bahia chamou a atenção no último final de semana, e na segunda-feira dia (03) de maio. 

Vários motociclistas utilizando de escapamentos kadron, direção perigosa e muito barulho tomaram ruas da referida localidade, e tal ato que foi divulgado através de vídeos que viralizaram nas de redes sociais foi bastante criticado, o que levou populares questionarem a presença da Vigilância Sanitária, veículo que aparece nos vídeos chegando no local da baderna, embora não conseguindo extinguir o crime de desobediência aos decretos estaduais e municipais que ali ocorria. 

Na indignação da população, até a gestão municipal e os vigilantes da epidemia foram criticados, o que levou a nossa reportagem a conversar com a coordenação de Vigilância Epidemiológica/Sanitária do município. 

O site Alerta Bahia falou com o Eduardo Freitas, coordenador, e em modos de uma entrevista via aparelho celular, foi questionada a presença da equipe e a permanência do evento irregular, denominado “Encontro de Grau”, ainda perguntamos, qual a função do órgão e o que foi feito. 

Segundo Eduardo, tal evento foi até hoje a maior demonstração de irresponsabilidade, indisciplina e inconsequência já demonstrada durante a gestão atual e a pandemia em terras carinhanhenses, e afirmou: “Nós fomos acionados, chegamos rapidamente ao local, mas fizemos nossa função e tivemos de retornar, pois era notório que a nossa integridade física estava correndo sério risco”. 

O coordenador disse que a função do órgão é fiscalizar, advertir, solicitar, mas que não tem a competência de retirar pessoas a força e os obrigar a dispersar de local algum, até porque mesmo se fosse uma de suas condutas, não teriam a mínima chance de fazer isso com centenas de indivíduos que lá estavam. 

Nós pedimos a dispersão de todos, falamos que o evento era vedado por conta da pandemia, mas recebemos xingamentos, gestos obscenos e até mesmo garrafas foram atiradas na vigilância”, relatou Eduardo. 

Conforme ainda foi dito ao site, algumas atribuições como, dispersar pessoas com uso de força, retirar pessoas de circulação durante toque de recolher, investigar quem é ou quais são organizadores de eventos não são competências da referida Vigilância Sanitária, e sim das polícias militar e civil. 

Perguntado porque não acionaram a Polícia Militar para interromper o evento da Agrovila 15, o coordenador afirmou que acionou sim a Polícia Militar da 3ª cia (Carinhanha), e que alguns minutos depois eles confirmaram que iam, mas até onde soube, a única polícia que chegou ao local foi a Polícia Militar do 3º pelotão, da 38ª CIPM que atua em Serra do Ramalho. 

O Comandante da 3ª CIA, Capitão Prates disse que uma guarnição foi sim ao local, porém acredita que ao passar pelo povoado de Marrequeiro avisaram os arruaceiros e ao chegar na Agrovila 15 já tinham todos evadido e os bares fechados. 

Finalizando, ainda foi firmado pelo representante da Vigilância Sanitária em Carinhanha que a equipe vem trabalhando intensamente com o apoio da prefeita Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT) para que a pandemia tenha menor ação possível no município, e que já foram dezenas de eventos impedidos, comércios fiscalizados, advertidos e notificados, assim como demais ações técnicas contra as epidemias e vetores causadores de ameaça a saúde. 

_______________________________________________________________

Post – 04/05/02021 – 11:40

da Redação

Publicações Relacionadas

COPEC realiza com sucesso festa do dia do evangélico em Carinhanha

David Porto

Malhada confirma 9ª e 10ª morte pelo novo coronavírus nesse sábado dia 12 de dezembro

David Porto

Dois homens foram presos e menor apreendido após furtar sítio de radialista em Carinhanha

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Privacidade & Política de Cookies