Animais, principalmente de grande porte, se transformaram em um perigo constante, em ruas, vicinais e rodovias de municípios das regiões de Bom Jesus da Lapa e Guanambi, no oeste e sudoeste da Bahia.
Nos municípios de Carinhanha, Serra do Ramalho e Malhada, a reincidência é ainda maior. Mesmo com o registro de graves acidentes, criadores ainda deixam animais soltos em vias públicas.
Na manhã desse domingo dia (10) de novembro, motociclistas e motoristas alertavam que três equinos (cavalos ou éguas) estavam andando pela via que liga a sede de Carinhanha ao rodoanel da Ponte Guimarães Rosa, mesmo depois de acidentes graves, como o que há 5 dias matou um rapaz de 19 anos, quando ele colidiu uma motocicleta em um animal na referida ponte.
Diante das cobranças da imprensa e do povo, que até o momento aparenta não ter surtido resultado, a reportagem do site Alerta Bahia procurou a o setor responsável pelo recolhimento desses animais na esfera municipal, que é a Secretaria de Infraestrutura e serviços urbanos.
Segundo o secretário Aloísio Oliveira, em Carinhanha, no momento o setor passa por uma reunião para encontrar uma solução constitucional e eficaz contra esse problema.
Procurado pelo jornalismo do Alerta Bahia, o mesmo setor em Malhada informou que já está articulando para fazer uma operação de retirada desses animais das vias, e também fará a fiscalização para encontrar e multar devidamente os responsáveis. A Secretaria de Infraestrutura de Malhada ainda afirmou que as ações serão imediatas.
Deixar animais soltos em via pública pode gerar multa e/ou processo para o tutor do animal, de acordo com o artigo 53 do capítulo III do Código de Trânsito Brasileiro. E o código de postura dos municípios também constam itens que relaciona o controle da prática. Em caso de acidente o tutor do animal é o responsável pelo ressarcimento dos danos e pode responder por homicídio culposo, no caso de vítima fatal.
A reportagem contatou o setor em Serra do Ramalho e aguarda resposta.
__________________________________________________
Publicado em: 11/11/2024 – 11:17
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Associação de Proteção às Mulheres, Idosos e Pela Igualdade Racial e Étnica – (APMIR) é criada em Carinhanha - 13/12/2024
- Indivíduo que vigiava plantio de maconha morre em confronto com a RONDESP-MO em Carinhanha - 13/12/2024
- Chuva forte com vento, granizo e com volume superior a 100mm atinge município de Cocos - 13/12/2024