Foram encaminhadas fotos na tarde desta quarta-feira dia (14) de março, mostrando um cenário ‘vergonhoso’ da prática de crime ambiental que vem ocorrendo constantemente às margens da BA-263, próximo a localidade de Iracema, no município de Palmas de Monte Alto (BA). O denunciante que terá o seu nome preservado, relatou que já flagrou diversas vezes pessoas descartando sacolas de lixos no referido local. “É uma vergonha o que fazem aqui. As pessoas vêm, depositam o seu lixo e simplesmente ignoram o cuidado com o meio ambiente”, protestou o cidadão.
Infelizmente, o ‘deplorável’ hábito de jogar lixo às margens de estradas e em terrenos baldios, acontece em vários locais no município, basta que alguém inicie para que em pouco tempo o volume de lixo e entulho aumente cada vez mais. Na grande maioria das vezes não são as pessoas do local que jogam, mas principalmente outros, vindos de outros locais e que tentam encontrar um “jeitinho” prático de se livrar do lixo sem ter que arcar com suas responsabilidades ambientais.
Além de causar péssimo aspecto, mau cheiro e atrair vetores de doenças, jogar lixo em terrenos baldios, em margens de estradas e rodovias, ou mesmo em cursos d’água é crime ambiental (lei 9.605/1998) estando sujeito à multa e/ou detenção. A infração pode acarretar em multa e até responsabilização criminal do autor, com enquadramento na legislação ambiental.
A reportagem encaminhou as imagens ao secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Palmas de Monte Alto, Francisco Emílio Pereira Lima, solicitando que medidas urgentes sejam adotadas contra os autores que praticam esse tipo de crime ambiental.
Post – 15/03/2018 – 19:28
Por: Vilson Nunes
Edição: David Porto