Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Juiz da comarca de Carinhanha diz que será intolerante contra Fake News e compra de voto nas eleições de 2024

Juiz de direito Arthur Antunes Amaro Neves – Eleições 2024 – Foto Alerta Bahia

Com o aproximar do ano eleitoral para os municípios, em entrevista de rádio, na emissora Cidade FM, nesta sexta-feira dia (17) de novembro, o juiz de direito titular da comarca de Carinhanha, Arthur Antunes Amaro Neves, deixou bem claro que será intolerante quanto aos ilícitos e crimes eleitoras, e que as Fake News, como as que contaminaram as campanhas políticas do ano de 2020, serão tratadas com maior rigor nas próximas eleições.

Quanto às Fake News, o magistrado, também juiz eleitoral da comarca, esclareceu que esses atos praticados, principalmente em redes sociais, os quais levam aos internautas e consequentemente aos eleitores, informações falsas, serão motivo de inelegibilidade ou até mesmo cassação de mandato, conforme regulamentação do TSE que vai vigorar nas eleições municipais de 2024.

Segundo o Dr. Arthur, além de ilícito e crime eleitoral, a Fake News será considerada abuso de poder, e caso for comprovado gera a inelegibilidade, ou perca de mandato do candidato que dela tenha se valido.

Queremos uma democracia livre e que haja uma disputa de ideias justa e proveitosa para o desenvolvimento da comunidade. Essa politicagem baseada na pessoa e não nas ideias precisa ser superada”, disse o juiz.

Questionado sobre seu posicionamento quanto ao crime de compra de voto, o magistrado afirmou que na aplicação da lei é intransigente, e alertou que se ficar demonstrado a pratica de qualquer situação que configure o ilícito (a compra de voto), a lei vai ser aplicada sem distinção de pessoa.

Em municípios de interior, a exemplo de Carinhanha e entes federativos próximos, é muito comum a compra de voto, que é crime eleitoral, porém, sempre vem sendo praticado e sem punição para maioria, o que atrapalha a essência do pleito eleitoral e faz com que as disputas sejam mais fáceis para candidatos de maior poder aquisitivo.

_______________________________________

Publicado em: 17/11/2023 – 19:41

Da Redação

Publicações Relacionadas

Caso suspeito do novo coronavírus é monitorado em Montes Claros

David Porto

Motocicleta com licença de Malhada foi recuperada em Matias Cardoso

David Porto

Prefeita de Carinhanha confirma ordem de serviço para construção do novo mercado municipal para essa sexta-feira (22/04)

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies