Alerta Bahia
Bahia Brasil Carinhanha Destaque Oeste Sudoeste

Inmet amplia para “grande perigo” o alerta sobre previsão da onda de calor que atinge a Bahia, Distrito Federal e mais 14 estados

A onda de calor intensa que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliar, nesta segunda-feira (13) de novembro, o alerta de perigo potencial para “grande perigo” devido a previsão de temperaturas muito acima da média (5°C acima da média) para 15 estados e o Distrito Federal, e devido a situação se estender até sexta-feira (17/11).

Segundo a previsão, vários estados estão sob o alerta, sendo eles: Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiânia, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Maranhão e o Distrito Federal.

Veja a lista de cidades baianas sob alerta vermelho:

Abaíra, Anagé, Angical, Aracatu, Baianópolis, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barreiras, Belo Campo, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caatiba, Caculé, Caetanos, Caetité, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Candiba, Cândido Sales, Caraíbas, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Dom Basílio, Encruzilhada, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Ibiassucê, Ibipeba, Ibipitanga, Ibitiara, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia, Itambé, Itanhém, Itapetinga, Itarantim, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jucuruçu, Lagoa Real, Lajedão, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Malhada de Pedras, Mansidão, Matina, Medeiros Neto, Morpará, Mortugaba, Mucuri, Muquém do São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Piripá, Presidente Jânio Quadros, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeirão do Lago, rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brajo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Tremendal, Urandi, Vereda, Vitória da Conquista, Wanderley e Xique-Xique.

De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.

 A recente elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.

Cuidados básicos que devem ser tomados:

Devido ao calor intenso a umidade relativa do ar diminui, o que pode acarretar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O Inmet orienta que as pessoas bebam muito líquido, não façam atividades físicas em áreas abertas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.

____________________________________________

Publicado em: 14/11/2023 – 07:09

Da Redação

Publicações Relacionadas

Prefeitura de Carinhanha inicia obra do PSF do distrito de Agrovila 15

David Porto

Prefeitura de Carinhanha informa que abastecimento de água da comunidade de Capinão já foi restabelecido

David Porto

Integrante de facção criminosa de Bom Jesus da Lapa morre em confronto com a Polícia Militar durante tentativa de cumprimento de mandado de prisão

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies