Segundo reportagem veiculada, no último dia 16, no do BATV – programa jornalístico da TV Bahia (afiliada da Rede Globo) – a cidade de Ilhéus, litoral sul da Bahia, está com 100% dos leitos de UTI destinados a pacientes com COVID-19 ocupados. A fila de espera por uma vaga, aumenta mais a cada dia e não há previsões concretas de quando tudo será normalizado.
Ao todo, a terra de Jorge Amado conta com 50 leitos de UTI´s para tratamento da Covid19. Segundo o Boletim epidemiológico do último dia 17, Ilhéus possui 596 casos ativos de Covid em isolamento, 50 casos ativos internados em UTI e 306 óbitos confirmados. No geral, já foram confirmados 11.930 casos de Corona no município litorâneo.
O médico Dr. Júlio Diaz, foi um dos entrevistados pela reportagem e disse que “está chegando o momento em que pessoas vão morrer por falta de tratamento”. “O volume de pacientes que está precisando de atendimento hospitalar, está cada dia maior, a fila da regulação está cada dia maior e se a gente não chamar para a responsabilidade, se a gente não chamar para o cuidado dessas pessoas, essa caminhada não vai ter fim e nós vamos começar a perder pacientes por não termos condições de cuidar. Isso é muito duro de dizer: perder paciente por não poder cuidar”, disse Dr. Júlio, que já teve Covid e ficou 15 dias internado na UTI.
O secretario de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, disse que esse pode ser o pior momento do enfrentamento da pandemia. “O quadro hoje requer muito cuidado, por que tivemos um impacto muito forte da segunda onda na região. A gente considera que hoje já estamos no pico e entrando na terceira, com a chegada das novas variantes do vírus vindo de outras localidades”, comentou o Secretário.
Para piorar a situação, as 20 UTI´s que ficam no Centro de Covid que foi montado no Centro de Convenções está sem funcionar por falta de profissionais e de medicamentos. A empresa que geria o local, teve seu contrato encerrado no dia 31 de dezembro, diminuindo assim, drasticamente, a capacidade de operação do Centro.
Enquanto isso, pessoas como Dona Eulina Oliveira que está à procura de uma vaga para internar a sua mãe, Dona Lucilila Oliveira, passam dia todo em busca de um atendimento digno para os familiares. “Eu a levei (Dona Lucilia) em vários hospitais e não achei vaga para internar ela. Levei no Centro de Convenções, onde ela está internada, só que eu preciso de um hospital com leito de UTI”, explicou dona Eulina.
_______________________________________________________________________________
Post – 19/02/2021 – 19:08
Fonte: TV Santa Cruz
Da Redação.
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Malhadense cai em golpe da ‘herança’ e perde R$ 3.400,00 – Alerta Bahia - 25/11/2024
- Malhada: Casal é conduzido para delegacia após denúncia de ameaça no âmbito da Lei Maria da Penha - 24/11/2024
- Suspeito de integrar facção criminosa é morto em confronto com duas guarnições da RONDESP em Bom Jesus da Lapa - 24/11/2024