Alerta Bahia
Destaque

IBGE divulga edital de concurso com mais de 200.000 vagas.

Foto:Reprodução

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas divulgou na manhã desta quinta-feira (18) de fevereiro o edital para concurso do Censo Demográfico 2021.

Segundo consta no edital, serão oferecido 204.307 vagas, dessas, 181.898 para função de recenseador, 16.959 para agente censitário supervisor e 5.450 para agente censitário municipal.

Os candidatos que irão concorrer às vagas de agente censitário municipal e agente supervisor terão que acessar o site da banca (banca de avaliação Cebraspe) para realizar as inscrições que começam na próxima sexta-feira (19) e vai até o dia (15) de março. A taxa de inscrição será de R$ 39,49.

Os candidatos que optarem concorrerem as vagas de recenseador, as inscrições começam no dia 23 de fevereiro e terminam no próximo dia 19 de março. A taxa de inscrição é R$ 25,77 e a inscrição também pode ser feita pelo site do Cebraspe.

Para concorrer à função de recenseador é preciso ter ensino fundamental completo. A jornada de trabalho é de, no mínimo, 25 horas semanais e a previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado mediante necessidade de conclusão das atividades do Censo e de disponibilidade orçamentária.

Já para as funções de agente censitário municipal e agente censitário, é exigido o ensino médio completo. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, cumprida em 8 horas diárias. A previsão de duração do contrato para as duas funções é de cinco meses, podendo ser prorrogado mediante a necessidade do Censo.

De acordo com o edital, a previsão é de que as provas objetivas sejam aplicadas presencialmente em 18 de abril para o cargo de agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Já para a função de recenseador, as provas presenciais devem ocorrer no dia 25 de abril, “seguindo os protocolos sanitários de prevenção da covid-19”.

Ainda de acordo com O IBGE, caberá ao recenseador realizar a coleta, presencialmente e/ou por telefone, das informações do Censo Demográfico 2021 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua área de trabalho. Já para o censitário municipal, caberá o mesmo acompanhar as atividades da coleta de dados, garantindo a perfeita cobertura da área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas na cidade de trabalho. A função será ocupada pelos melhores colocados em cada município.

Já aos agentes censitários caberá a supervisão, acompanhando as equipes de recenseadores em campo para esclarecimento de dúvidas.

_______________________________________________________________________________

IBGE.

Post – 18/02/2021 – 11:50

Da Redação

Publicações Relacionadas

Malhada registra o primeiro óbito por novo Coronavírus, morador da comunidade de Serra de João Alves

David Porto

Município de Iuiú zerou os casos do novo coronavírus nessa terça-feira

David Porto

Ônibus pega fogo em vicinal da zona rural de Malhada

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Privacidade & Política de Cookies