Alerta Bahia
Bahia Carinhanha Destaque Malhada

Ibama realizou ações de educação ambiental em Carinhanha, Malhada, Serra do Ramalho, Bom Jesus da Lapa e demais municípios da região do rio São Francisco

Evento/foro ASCOM-IBAMA

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, em agosto, dez dias de atividades de educação ambiental voltadas ao fortalecimento dos circuitos socioambientais de apoio ao Rio São Francisco, desde a divisa de Minas Gerais com a Bahia até o município de Barra (BA). As ações ocorreram com o objetivo de conscientizar a população sobre a proximidade do período de defeso do rio, que ocorre de outubro a fevereiro. 

Equipes de educação ambiental e de fiscalização do Ibama atuaram de forma conjunta para divulgar e esclarecer aos cidadãos questões relativas à norma do defeso e às restrições de uso do rio no período. A ideia do trabalho foi preparar a população com antecedência para evitar a ocorrência de infrações ambientais. 

Nesse sentido, foram ministradas capacitações sobre boas práticas socioambientais destinadas a multiplicadores das comunidades envolvidas e de instituições parceiras para ampliação da população alcançada. 

Em campo, o Ibama pôde contar com alguns parceiros: em Malhada, no sudoeste do estado e Carinhanha, oeste, ação embarcada com a Marinha do Brasil;  

Nos quilombos de Araçá Cariacá e Lagoa das Piranhas, ação em parceria com a prefeitura de Bom Jesus da Lapa (BA); 

Projeto de Assentamento Agroecológico São Francisco, ação com a prefeitura de Serra do Ramalho (BA);  

Comunidades da Várzea e Lagamar, ação com a prefeitura e com a colônia de pescadores de Ibotirama (BA);  

Comunidades próximas às lagoas marginais do rio Grande, ação com a prefeitura e com a colônia de pescadores de Barra (BA). 

Além dessas, houve ação de apoio à fauna na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Boa Vista, em Malhada, com apoio da brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) de Serra do Ramalho, e da brigada voluntária Anjos do Cerrado de Barra.  

Todas as atividades contaram com o apoio do Comitê de Bacia do São Francisco. 

Segundo a assessoria de comunicação do órgão, foram respeitados os protocolos sanitários de convivência, higiene e distanciamento estabelecidos em atenção à pandemia de Covid-19. 

_______________________________________________

Post – 01/09/2021 – 20:50

Da Redação

Publicações Relacionadas

Indivíduo é conduzido após ameaçar e agredir a irmã com chutes e socos em Tanque Novo

David Porto

17º BPM contará com reforço de policias da cidade de Vitória da Conquista para Operação Paz na região de Guanambi

David Porto

Longo desaparecimento de idoso em Malhada já é mistério para a família, é oferecida recompensa

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies