
Mais uma vítima da “fila da morte”. Mais uma vida perdida diante da tão criticada “regulação”, do Estado.
Romilcio Alves Rocha, de apenas 44 anos, morador do distrito de Barra do Parateca, em Carinhanha, no oeste da Bahia, não resistiu à espera. Ele foi mais uma das vítimas da temida fila de regulação da saúde pública baiana — conhecida como a “fila da morte”.
Internado há mais de 17 dias no Hospital Municipal de Carinhanha, Romilcio agonizou dias de amplo sofrimento em luta pela própria vida. Segundo um sobrinho, que era seu acompanhante nesse triste momento da vida, desde sua entrada na unidade, Romilcio não se alimentava e sobrevivia apenas com soro. A regulação estadual que deveria garantir transferência urgente para tratamento adequado não agiu em tempo hábil. E ainda segundo o familiar, somente quando já estava em estado grave foi colocado no oxigênio. Aí já era tarde demais, e ele não suportou a espera.
Com diagnóstico de tuberculose, de anemia e suspeita de câncer, o homem faleceu na noite de quinta-feira dia (08) de maio, às 19h00min, à espera de uma vaga que nunca chegou. Morreu à míngua, como tantos outros, enquanto o sistema segue inerte.
O secretário de saúde municipal foi questionado pela reportagem do Alerta Bahia, segundo Fabricio Barreto, a unidade realizou diversos exames, confirmou os problemas de tuberculose e anemia, e que havia sido liberada uma tomografia à ser feita na quinta-feira, pois o paciente estava com dificuldade de deglutir (engolir), porém, infelizmente não houve tempo de mais ações. O secretário disse ainda que a unidade municipal fez o que teve alcance, mas também lamentou a demora da regulação, que não é de controle do município.
O corpo de Romicio foi velado na sexta-feira, em Barra do Parateca. Mas o luto não é só da família. É de toda uma população que se vê desamparada, esquecida, e obrigada a assistir, dia após dia, a essa tragédia anunciada chamada regulação.
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
__________________________________________
Publicado em: 12/05/2025 – 20:46
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
