Homem que entrou em vias de fato com Polícia Militar em Malhada apresenta sua versão; Veja vídeo

Compartilhe >>

Genilton – Foto reprodução

No distrito de Canabrava (município de Malhada, BA), um episódio de confronto entre moradores e a polícia movimentou o sábado à noite (18 de outubro de 2025). Conforme reportagem publicada pelo site Alerta Bahia, uma guarnição da Polícia Militar da Bahia no 4.º Pelotão de Carinhanha abordou um veículo que estava obstruindo uma via da praça local. O condutor identificado como Genilton Pereira Neves foi preso por desacato e resistência.

Versão de Genilton Pereira Neves

Em um vídeo encaminhado pela família do malhadense ao Alerta Bahia, Genilton aparece com hematomas no rosto e afirma que ficou sabendo da abordagem somente depois de ver policiais se aproximarem, e que o automóvel estacionado, segundo ele, seu carro estava na mão certa, que a forma da atuação policial teria sido “brutal” desde o início. Ele alega que:

  • O veículo era de sua propriedade e estava estacionado no local, mas não lhe foi dada oportunidade para removê-lo antes da abordagem.
  • Quando foi chamado, ele teria pedido para “tirar o carro” ou “verificar depois”, mas segundo ele a reação policial foi imediata e desproporcional.
  • Em certo momento, uma senhora idosa, mãe dele, teria sido empurrada por um policial que sequer olhou para trás antes de empurrar. Isso teria motivado a interferência de familiares e populares, que tentaram ajudar ou impedir a prisão, segundo ele.
  • Afirma que a abordagem ocorreu em contexto de evento público (motopasseio “Patroas em Duas Rodas”), o que teria aumentado a presença de pessoas e tensão no local.

Versão da Polícia Militar

Conforme o boletim da PM, apresentado pela reportagem do Alerta Bahia, a guarnição teria identificado o veículo obstruindo a circulação na praça, dado ordem de remoção ao condutor em visível estado de embriaguez, ao que este teria respondido com palavras ofensivas e se recusado a cooperar. Em seguida, ele teria agredido um policial e familiares/populares teriam atirado capacete contra a equipe.

Situação atual

Genilton Pereira Neves foi conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi, onde permaneceu detido para prestar esclarecimentos e liberado posteriormente. Enquanto isso, a família informou que procurou a corregedoria e que um procedimento interno da corporação ou investigação sobre eventual “abuso de autoridade” levantado por familiares, deve ocorrer.

Assista ao vídeo na íntegra!

_______________________________________

Publicado em: 22/10/2025 – 21:59

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim