Governador da Bahia visita cidade de Bom Jesus da Lapa para acompanhar situação de alagamentos em localidades

Compartilhe >>

Jerônimo em Lapa/Foto ASCOM-BA

O município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, que tem sentido o impacto das muitas chuvas que caíram na região, recebeu a visita do governador do estado para acompanhar de perto a situação dos lapenses em áreas alagadas. 

A visita do chefe do executivo estadual ocorreu nesse domingo dia (19) de janeiro, onde na companhia da secretária da saúde do estado, Roberta Santana, e do superintendente de Defesa Civil Estadual, Héber Santana, Jerônimo percorreu a pés ruas do bairro Beira Rio, que foi impactado pela cheia do rio, e ainda sobrevoou as Ilhas da Canabrava e da Mariquinha. 

Com as intensas chuvas e volume da água do Rio São Francisco, que segue subindo, as localidades citadas sofrem alagamentos, onde vários moradores já estão desalojados. 

Durante entrevista, Jerônimo Rodrigues falou sobre a união de forças e esforços entre prefeitura, governo estadual e governo federal, para enfrentar a situação de emergência no município. 

Vim aqui entregar minhas mãos e a força do Estado para continuarmos juntos. Desde que o prefeito Eures anunciou que já estava tendo riscos de inundações, de desabrigados e desalojados, a gente se juntou a ele e segurou firme. Eu tinha que vir aqui para dar um abraço de solidariedade às famílias que hoje padecem, sofrem”, se solidarizou o governador. 

A situação aqui não é boa, muita chuva. Foi muito importante o governador vim porque a inundação no bairro Beira Rio é um caso de saúde pública. Além da água de chuva, tem água de esgoto, que pode provocar doenças. É uma coisa muito triste, é preocupante”, destacou o prefeito Eures Ribeiro. 

Durante a estadia em Bom Jesus da Lapa, Jerônimo entregou duas ambulâncias, um caminhão de água mineral, colchões, cobertores e também kits de higiene pessoal.  

O governo do estado através de seu principal representante informou que a Secretaria de Infraestrutura -(SEINFRA) enviará uma equipe técnica, incluindo engenheiros, na próxima semana, para tratar da situação e buscar soluções para a drenagem desses locais. 

Em sua fala Jerônimo disse que são cinco bombas funcionando no pé da Lapa, mas a quantidade de água é muito grande, porém disse que o poder público em suas três esferas vai se reunir para buscar soluções. 

Além do apoio estadual e federal, a prefeitura de Bom Jesus da Lapa tem mobilizado uma força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com a colaboração de todas as secretarias municipais e apoio da agência fluvial da Marinha, do 20º batalhão de Bombeiros Militares e da Polícia Militar.  

_____________________________________________

Publicado em: 20/01/2025 – 06:52

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim