Alerta Bahia
Bahia Destaque

Gastos públicos com São João preocupam MPE e Tribunais de Contas na Bahia; reunião discute recomendações aos prefeitos

TCE e Festa Junina/Foto reprodução

Em reunião nessa segunda-feira dia (09) de maio, os presidentes dos Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA), Marcus Presídio e Francisco de Souza Andrade Netto, e a Procuradora-Chefe do Ministério Público da Bahia (MPE), Norma Cavalcanti, e também o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa, Frank Ferrari, se reuniram para discutir ações conjuntas de orientação dos gestores públicos sobre gastos realizados com os festejos do mês de junho (São João).

O objetivo da reunião foi analisar a possibilidade de se elaborar um documento com recomendações sobre os gastos, de modo a preservar o interesse público – evitando-se gastos abusivos ou irrazoáveis – sem perder de vista os interesses econômicos e culturais legítimos da população. O interesse é, sobretudo, orientar os gestores e prevenir eventuais irregularidades.

O promotor Frank Ferrari observou que é necessário orientar os gestores para que as decisões de gastos com os festejos levem em conta a saúde econômico-financeira dos municípios, e que os valores sejam detalhados e justificados – e que haja ampla transparência sobre os custos das contratações públicas em todas as suas fases.

“Com a colaboração de todos, é possível conciliar a realização dos festejos com uma gestão responsável dos recursos públicos. É essa a intenção das instituições aqui representadas e, hoje, sinto que avançamos – e seguiremos avançando – rumo a esse ideal de gestão pública e de sua fiscalização”, disse Frank Ferrari.

Da reunião, nesta segunda-feira, no gabinete da presidência do TCM, participaram também a procuradora-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCM, Aline Rego; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCE, Camila Luz; o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Pedro Maia Souza Marques; a promotora de justiça, Rita Tourinho; e o chefe de gabinete do TCM, Danilo Estrela.

_________________________________

Publicado em: 09/05/2023 – 07:37

Da redação

Publicações Relacionadas

Dentista que atende em Cocos testa positivo para o coronavírus, mas secretaria de saúde esclarece…

David Porto

Manoel do Peixe é condenado a 16 anos e 06 meses de prisão pelo homicídio em motel na cidade de Carinhanha; veja detalhes

David Porto

Grupo Direita Raiz de Vitória da Conquista planeja carreata para a vinda do Presidente da República; Veja no Alerta Bahia

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies