
A morte da jovem Ana Júlia Rodrigues dos Santos, de 13 anos, continua gerando grande comoção no distrito de Canabrava, município de Malhada, no sudoeste da Bahia. A adolescente morreu na noite de terça-feira, 14 de outubro, após ingerir medicamentos em circunstâncias que apontam para suicídio.
Nesta quarta-feira (15) de outubro, a família de Ana Júlia divulgou um apelo público pedindo conscientização sobre o descarte incorreto de remédios, após suspeitar que a jovem teria encontrado e ingerido medicamentos vencidos e descartados de forma irregular.
Segundo uma tia da vítima, que conversou com a reportagem do Alerta Bahia, a adolescente ingeriu medicamentos fortes, como Pregabalina e Nortriptilina, além de comprimidos do tipo Ciclo 21.
“A gente não sabe como ela teve acesso a esses remédios, já que não morava com a pessoa que fazia uso deles. O frasco estava vencido, e acreditamos que tenha sido descartado de forma errada, em algum lugar onde ela encontrou”, contou a parente.
Houve rumores de que o franco tinha sido encontrado no lixo pelos pais da adolescentes, haja vista que eles trabalham com reciclagem, porém foi informado pelos familiares que os pais negaram essa informação.
A tia reforçou o pedido de conscientização:
“Queríamos que as pessoas se conscientizassem. Remédios fortes como esses não podem ser jogados fora de qualquer jeito. Pode acontecer com outra criança o que aconteceu com a minha sobrinha.”
De acordo com as normas de saúde e meio ambiente, medicamentos vencidos ou em desuso devem ser descartados em pontos de coleta específicos, como farmácias, drogarias ou postos de saúde. Jogá-los no lixo comum, no vaso sanitário ou em locais públicos pode causar contaminação ambiental e graves riscos à vida de pessoas ou animais.
Ana Júlia era aluna do 7º ano do Colégio São Sebastião, em Canabrava, e morava com os pais e irmãos. A morte precoce da adolescente causou profunda tristeza na comunidade, que ainda tenta compreender o ocorrido.
Ainda na nessa quarta-feira, membros da escola, da família e colegas fizeram uma caminhada pelas ruas do distrito com cartazes em ato de conscientização pelo que aconteceu e em homenagem à jovem.
___________________________________________
Publicado em: 16/10/2025 – 06:39
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA

- Família de adolescente que morreu após ingestão de medicamentos, no distrito de Canabrava, faz apelo por descarte correto de remédios - 16/10/2025
- Polícia apreende 2 kg de maconha durante ação conjunta da RONDESP e 38ª CIPM em Carinhanha - 15/10/2025
- Tragédia em Malhada: adolescente de 13 anos morre após possível ingestão de medicamentos no distrito de Canabrava - 15/10/2025