Alerta Bahia
Bahia Brasil Carinhanha Destaque Oeste Sudoeste

Exclusivo: Usuários da agência da Caixa Econômica Federal de Carinhanha e de outras cidades da região têm benefício do Bolsa Família sacado após quadrilha realizar clonagem de cartão em terminais

Beneficiários do programa social Bolsa Família de diversas cidades da região, inclusive usuários da agência da Caixa Econômica Federal de Carinhanha, no oeste da Bahia, foram lesados por uma quadrilha especialista em clonagem de cartões.

Até o momento não foi informado pela Caixa quantas pessoas foram vítima na região, e nem nos municípios que utilizam os terminais da agência em Carinhanha, como: Malhada, Juvenília, Iuiu, Serra do Ramalho, Feira da Mata, entre outros, mas presume-se que várias pessoas tiveram seus cartões clonados e seus benefícios sacados ilicitamente pelos ladrões.

Como age a quadrilha.

Os criminosos instalam dispositivos maliciosos e microcâmeras nas máquinas de autoatendimento das agências da Caixa Econômica Federal e conseguem captar os dados dos cartões. Segundo a Polícia Federal já informou a imprensa anteriormente, os suspeitos sobrepõem através de fita adesiva dupla face, um falso mecanismo de entrada do cartão magnético para copiar a trilha do cartão, que aliado a uma microcâmara que fica perto do teclado para filmar a digitação, acaba mostrando a senha da vítima. Os dispositivos possuem um mecanismo eletrônico que é capaz de gravar as trilhas do cartão e filmar a senha que está sendo digitada.

Após um tempo os criminosos voltam ao banco e retiram os equipamentos que foram colocados e depois, em um espaço de aproximadamente dois meses confeccionam cartões falsos do benefício (Bolsa Família), sendo assim, com as trilhas capturadas e também de posse das senhas, os ladrões realizam saques, causando prejuízo financeiro aos beneficiários que tanto necessitam desse dinheiro.

Na imagem abaixo tem um demonstrativo de como é a parte falsa usada para clonar os cartões.

Em conversa com o gerente geral da agência em Carinhanha, Osvaldo Silva Cabral, foi informado que esse sistema malicioso atinge somente pessoas que usam os cartões mais antigos, os que não contém chips. Ainda foi esclarecido que o banco fará o ressarcimento aos beneficiários, ressarcimento esse que acontece em um prazo de aproximadamente duas semanas após a contestação da pessoa que foi lesada. A contestação é o momento que a vítima descobre que seu dinheiro foi sacado e procura a agência para relatar o ocorrido.

Como evitar de ser alvo nesse tipo de golpe.

A Polícia Federal dá dicas que podem ajudar a descobrir se há fraude no terminal eletrônico de sua cidade, como: Procure forçar ou puxar a parte da frontal do terminal ou a entrada do cartão magnético, caso ele esteja clonado ou sobreposto por algum mecanismo malicioso, ele sairá facilmente.

Outra forma é comparar os terminais eletrônicos e veja se não existe algum dispositivo ou peças a mais do que os outros, isso pode ser um indicativo deque aquela máquina foi adulterada.

Segundo apurou a reportagem do site Alerta Bahia, em Carinhanha, a primeira contestação ocorreu no em (17) de maio, o que indica que os facínoras instalaram os aparelhos maliciosos uns dois meses antes.

Outra informação repassada pelo gerente geral, é que as pessoas que utilizam ainda os cartões antigos e sem chip procure na agência se não já chegou o novo cartão.

Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!

https://www.instagram.com/site_alerta_bahia/

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

_________________________________________

Publicado em: 03/06/2024 – 16:45

Reportagem do jornalista David Porto

Da Redação

Publicações Relacionadas

Dono de bar que matou Dalmar Alcântara na zona rural de Carinhanha é preso pela PC

David Porto

Joelma; Cesar Menotti e Fabiano; Mastruz com Leite: Veja a programação completa do “São João” de São Félix do Coribe

David Porto

Homem é preso em flagrante após descumprir medida protetiva em Carinhanha

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies