Alerta Bahia
Plantão Alerta Bahia

Estudantes de Bom Jesus da Lapa farão intercambio em Portugal

Foto: Noticias da Lapa

A UNEB, Universidade do Estado da Bahia, tem se destacando como a maior instituição pública de educação superior da Bahia. Presente em Bom Jesus da Lapa, no território do Velho Chico, e em mais 18 territórios de identidade da Bahia, possui 29 Departamentos instalados em 24 campi: um sediado na capital do Estado, onde se localiza a administração central da instituição e os demais distribuídos em 23 importantes municípios de médio e grande porte.

Em Bom Jesus da Lapa, ao longo dos 20 anos de existência no município, a instituição tem ocupado um papel importante na transformação social, colaborando com a economia local e a educação, mas, sobretudo, oferecendo uma educação pública de qualidade, com vários ramos de pesquisas, contribuindo para a formação de muitos profissionais locais, como também, de toda região.

Dando mais um passo na  consolidação das políticas da expansão dos saberes,  com o objetivo de fortalecer os grupos de pesquisa do interior, a atual gestão da UNEB está   implementando as políticas  de internacionalização da instituição, através da   iniciativa do  Programa de Bolsas Mobilidade e Intercâmbio, coordenado pela Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint), por  meio de um convênio  da instituição com  com a Universidade de Coimbra (UC). Sete estudantes de graduação dos Departamentos de Educação (DEDC) do Campus XI (Serrinha) e de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) dos campi XVII (Bom Jesus da Lapa) e XXI (Ipiaú) irão fazer a primeira experiência, estudar um semestre em uma das mais conceituadas Universidades do mundo, em Portugal.

De bom Jesus da Lapa foram selecionadas duas estudantes, Thaís Fátima de Assis  de Araújo, graduanda do curso de Pedagogia, e Viviane da Costa Santos, graduanda do curso  de Administração.  As duas  foram selecionadas través de um processo seletivo, que envolveu   três etapas.

“Essa ação é uma política que a gestão atual tem implementado, a de internacionalização da Universidade do Estado da Bahia, e dentro desse contexto, principalmente os estudantes do interior, através do fortalecimento dos grupos de pesquisa e do centro de pesquisa. Nesse momento, Bom Jesus da Lapa tem um centro de pesquisa, chamado Centro de Estudos e Pesquisas em Cultura e Religião, e que tem um protocolo especifico com a universidade de Coimbra, e dentro desse protocolo, na política da gestão do departamento do Campus XVII, ela implementou essa ação de intercambio dos estudantes”, disse a Professora Dra. Sandra Célia Coelho Gomes da Silva, Coordenadora Institucional de Mobilidade e Intercambio(Serint).

Conforme o Professor da Universidade de Coimbra, Dr. Eduardo João Ribeiro dos Santos, esse intercambio irá fortalecer os laços da UNEB com a Universidade de Coimbra. “Essa ação é uma parceria cultural e científica, da educação e da pesquisa. É uma experiência muito importante tanto para o Brasil como para Portugal. Essa experiência vai abrir portas, e a gente espera que não feche nunca mais. Esperamos a partir desse intercambio, já preparar para para enviar novos estudantes para a universidade de Coimbra”, frisou.

As viagens estão previstas para o mês de março de 2018.  Os estudantes irão estudar  um semestre em Portugal, de março a maio. Os departamentos se responsabilizarão pelas passagens (ida e volta), pela alimentação e pela hospedagem dos estudantes. As despesas relativas ao visto, seguro e passaporte ficarão a cargo dos participantes.

 

 

 

 

Post – 12/12/2017 – 06:44

Por: Noticias da Lapa

 

Edição: David Porto

 

Publicações Relacionadas

Semáforos de Carinhanha começa a serem instalados

David Porto

Advogado Dr. Wallysson Viana envia mensagem de Ano Novo aos clientes e amigos de Carinhanha, Cocos e região

David Porto

Ministro afirma que intervenção militar é assunto do século passado

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies