
Entre os dias 7 e 30 de março, uma equipe da INCAB – Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, projeto do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, visitará a Caatinga pela terceira vez para aprofundar pesquisas sobre a presença da anta brasileira na região.
Em expedições anteriores realizadas em 2023 e 2024, a equipe levantou informações mostrando que a anta não está extinta no bioma, como se pensava anteriormente. O animal foi encontrado nos estados de Minas Gerais, Bahia e Piauí, nas bordas da Caatinga com o Cerrado, no que é chamado de ecótono.
Este ano, as pesquisadores percorrerão cerca de 4.500 quilômetros através de diferentes regiões da Caatinga no oeste da Bahia e sul do Piauí. O objetivo principal será buscar registros da espécie em áreas mais internas da Caatinga.
A rota da expedição vai passar por diversos municípios da Bahia, dentre eles Carinhanha, Feira da Mata, Cocos, Coribe, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Igarité, Barra, Barreiras e Formosa do Rio Preto.
_______________________________________
Publicado em: 03/03/2025 – 06:48
Da Redação