Em nota, Embasa rebate críticas de moradores sobre qualidade da água no distrito de Canabrava em Malhada

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Imagem de logomarca da Embasa e foto de local de captação de água – Foto reprodução

Após moradores do distrito de Canabrava, zona rural de Malhada, publicarem uma nota de repúdio na quinta-feira, dia 21 de agosto, criticando a qualidade da água fornecida à comunidade, a Embasa se manifestou sobre o caso nesta terça-feira, dia 26 de agosto.

Em nota encaminhada ao site Alerta Bahia, a empresa afirmou que a água distribuída no distrito atende aos padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde. A concessionária destacou que realiza mensalmente a limpeza da área de captação e garantiu que a vegetação aquática presente no local não interfere nas características de cor e odor da água após o tratamento.

A Embasa reforçou ainda que o monitoramento da água ocorre de forma rigorosa, desde a saída da estação de tratamento até a rede de distribuição, com análises que comprovam o atendimento à legislação vigente. A empresa acrescentou que a manutenção da qualidade dentro dos imóveis é de responsabilidade dos moradores.

Por fim, orientou que, em caso de desconformidade, a população deve registrar a ocorrência para análise por meio do telefone 0800 0555 195 ou pelo atendimento virtual disponível no site embasa.ba.gov.br.

Nota na Íntegra!

Nota da Embasa: 26/08/2025

Sobre questionamento dos moradores do distrito de Canabrava, zona rural de Malhada, a Embasa informa que a qualidade da água distribuída no local atende aos padrões de potabilidade definidos pela portaria de Consolidação do Ministério da Saúde. A empresa realiza, mensalmente, a limpeza da área da captação, cuja vegetação aquática não interfere nas características de cor e odor da água após o tratamento.

A Embasa reforça que monitora rigorosamente a água distribuída, da saída da estação de tratamento até a rede de distribuição, cujas análises comprovam o atendimento à legislação.

A manutenção da qualidade dentro do imóvel é de responsabilidade do morador. Em caso de desconformidade do padrão, a população deve informar a situação pelo 0800 0555 195 ou atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br, para a coleta na rede que abastece o imóvel.

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Publicado em: 26/08/2025 – 19:36

Da Redação

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