Documentário de 69 minutos conta a história do antigo povoado de Serra de João Alves em Malhada; Assista 

Foi exibindo na noite desse sábado dia (16) de novembro, um documentário que contou a história da quase bicentenária localidade Serra de João Alves, na zona rural de Malhada, no sudoeste da Bahia. 

Idealizado pelo professor e diretor escolar Ademivaldo Martins Leão e pelo radialista Mário Sergio, o vídeo trouxe entrevistas com populares antigos da localidade, e uma ampla pesquisa, onde resultou nas informações de como surgiu o povoado e porquê de seu nome “Serra de João Alves”. 

Conforme o apurado pelo projeto, que veio através de incentivo e financiamento da Lei Paulo Gustavo, a história da comunidade começa em aproximadamente 1865, quando o dono de todas aquelas terras, um homem chamado João Alves, encontrou um tesouro muito valioso em ouro e teria ido embora com toda sua família, deixando as terras para trás. 

Após a saída de João Alves, o primeiro morador a chegar na localidade teria sido o Manoel Roseno (Manoel Velho), em 1904. 

Um dos principais marcos na criação da localidade foi a chegada das famílias tradicionais, Porto e Bráulio, no ano de 1909. Famílias essas que chegaram fugindo da crise do município de Riacho de Santana, mesma região. 

Encontrando um local com melhor disponibilidade de chuva e também terras muito férteis, os homens das famílias Bráulio e Porto, produziram e levaram as cargas de alimentos para seus familiares em Riacho de Santana, e logo em seguida se mudaram e se alojaram em Serra de João Alves, onde foram povoando e crescendo a localidade. 

Veja todos os detalhes no documentário abaixo. 

___________________________________________

Publicado em: 18/11/2024 – 08:59

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim