Alerta Bahia
Bahia Brasil Destaque

Devedores do Fies poderão renegociar dívida com desconto de até 99%; Bahia tem 108.116 inadimplentes

Na última terça-feira (07) de novembro o Governo Federal iniciou um programa onde os estudantes ou formados que possuem dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vão ter a oportunidade de renegociar seus débitos com condições especiais com descontos de até 99%  por meio das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. 

Atualmente, existem mais de 1,2 milhões de inadimplentes com saldo devedor de R$ 54 bilhões. Esses devedores podem ser beneficiados com as condições facilitadas e os descontos de até 99% do valor consolidado da dívida. Para isso, é necessário procurar a agência do banco responsável pelo financiamento.

Conforme apurou o site Alerta Bahia, foi publicada uma resolução no Diário Oficial da União (DOU), na segunda-feira (06) de novembro, que dispõe sobre a renegociação e que permite que os bancos comecem a prestar o atendimento.

A medida foi aprovada a partir da sanção da Lei nº 4172/2023, na semana passada, pelo executivo federal.

O presidente em fala já tinha comparado a ação (programa) a um “Desenrola” para as pessoas que estudaram fazendo Fies. “O importante não é a dívida, o importante é que você volte a estudar pagando o mínimo que for necessário. Volte a estudar, tire o diploma e nós ficamos muito agradecidos”, declarou o presidente.

A nova regulamentação cria condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do FIES assinados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023.

Os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.

Termos para parcelamento:

– O estudante que tenha débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023 poderá liquidá-los por meio da adesão à transação, nos seguintes termos:

Débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias em 30 de junho de 2023: desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista; ou parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (ficam mantidas as garantias e eventuais taxas do contrato).

– Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021: desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.

– Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem na hipótese prevista no item anterior:  desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Inadimplentes no país

________________________________________________

Publicado em: 13/11/2023 – 10:02

Informações: Agência Gov

Da Redação

Publicações Relacionadas

Empresário carinhanhense preso em flagrante com carro adulterado tem liberdade provisória após pagamento de fiança

David Porto

Cantores Washington Brasileiro e Gabriel Gava são confirmados para o aniversário de 27 anos da cidade de Juvenília

David Porto

Terceiro caso de COVID-19 é confirmado em Bom Jesus da Lapa

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies