Alerta Bahia
Destaque Plantão Alerta Bahia

Desemprego cai nesse mês de setembro puxado pela informalidade; Veja dados

Rendimento médio do trabalhador ficou em 2.222 reais, segundo o IBGE (Gustavo Luizon/VEJA.com)

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,9% no trimestre encerrado em setembro, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados na manhã desta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo com a redução, a falta de emprego ainda atinge 12,5 milhões de brasileiros.

Em igual período de 2017, a taxa de desocupação medida pela Pnad Contínua estava em 12,4%.  No trimestre encerrado em junho, a desocupação também era de 12,4%.

Ao final de setembro, o índice de desocupados, segundo o instituto, era de 12,5 milhões de pessoas. O número representa uma queda de 3,7% (474 mil a menos) em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o IBGE, foi o trabalho informal o maior responsável pela queda do nível de desocupação. “O problema maior desse avanço é que isso se deu em emprego sem carteira e por conta própria. É um resultado favorável, mas voltado para informalidade e aumento da subocupação”, afirma Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, em nota.

A taxa de subutilização da força de trabalho ficou em 24,2% no trimestre de julho a setembro de 2018 e variou negativamente 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (24,6%). O IBGE entende que a taxa ficou estável em relação ao mesmo trimestre de 2017, quando registrou 23,9%.

A renda média real do trabalhador foi de 2.222 reais no trimestre encerrado em outubro. O resultado apresenta estabilidade em relação ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao ano passado houve leve alta de 0,6%, enquanto que foi registrada uma pequena baixa de 0,3% quando comparada com o trimestre anterior. Já a massa de rendimento real habitual somou 200,7 bilhões de reais e também ficou estável em ambas as comparações.


Post – 30/10/2018 – 09:47

Notícia do Brasil

 

Reprodução: Veja

Publicações Relacionadas

Sai resultado de ressalvas e prefeito de Carinhanha é multado em 4 mil reais por irregularidades

David Porto

Nota de esclarecimento: Site “Alerta Bahia”

David Porto

Deputado Tiririca decide abandonar a política por vergonha

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Privacidade & Política de Cookies