Depois de 8 anos comportas da barragem de Três Marias começam serem abertas por conta de volume de chuvas

Imagem Ilustrativa/Fonte: Reprodução

Depois de oito anos as comportas da barragem de Três Marias, em Minas Gerais começaram a serem abertas devido o grande volume de água que vem recebendo a represa nos últimos dias.

Conforme o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco 4 (CBH-SS4), Magno Rocha falou na manhã dessa quinta-feira dia 05 de março para o site Alerta Bahia, a represa já chegou à 94% de sua capacidade, faltando somente 6%, o que não acontecia a anos, e por conta disto, algumas comportas tiveram de ser abertas de forma planejada.

Virá no rio São Francisco um mar de água que irá inundar algumas cidades ribeirinhas como a cheia de 1979?

O risco de cheia como em 1979 e 1989 por conta dessa abertura de comporta não existe, e segundo Magno Rocha, é justamente por isso que as comportas foram abertas, isso é uma estratégia para que a água seja dispensada gradativamente de acordo com o necessário, é bom ficar em alerta sim, más não há motivo para pânico.

O nível do Velho Chico vem subindo, como em Carinhanha já subiram quase 1 metro nas últimas 48 horas, porém alguns postes nas redes sociais sobre a chegada de uma cheia como a de 79 é Fake News ou simplesmente mero sensacionalismo.

As comportas começaram a serem abertas há (05) dias, e a Defesa Civil, juntamente com demais órgãos competentes vem monitorando atentamente a situação, como exemplo na cidade de Pirapora, ainda em MG.

Nós já temos 94% da capacidade da represa e essa abertura de comportas se dá para liberar capacidade e não correr justamente esse risco de ter que soltar água de forma emergencial com uma possível superlotação e causar essas cheias grandes”, explicou o presidente do CBH-SS4.

A abertura das comportas pela CEMIG provoca uma vazão de 1800 a 2000 (m³/s) (metros cúbicos de água por segundo).

_________________________________________________________________________________________

Post – 05/03/2020 – 10:30

Por: David Porto

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim