É assustador o número de denúncia de crimes de violência doméstica e de estupro que estão sendo registrados na delegacia de Polícia Civil de Carinhanha, no oeste da Bahia.
Segundo a delegada Adriana Silva Santos, que assumiu a delegacia em (22) de abril, houve aumento de 70% nas denúncias de crimes de violência doméstica e de crimes de crimes de estupro, inclusive, estupro de vulnerável.
Ainda segundo a delegada, em índice proporcional, Carinhanha é a cidade com maior número de casos de estupro de vulnerável e violência doméstica das 18 cidades cobertas pela 22 COORPIN.
O aumento nas denúncias é visto como positivo, pois são crimes que costumeiramente apresentam “cifra negra”, muito alta, ou seja, é o termo que usamos para classificar aqueles crimes que acontecem, mas que não chegam ao conhecimento policial. No caso dos crimes de violência doméstica e estupro, o principal motivo é a vergonha da vítima em denunciar, que seria em ser exposta, de ter que ir na delegacia prestar depoimento, vergonha de se submeter ao exame de corpo de delito.
O efeito da “cifra negra” é muito prejudicial porque acaba não sendo apurado e o infrator não é processado, geralmente muitos infratores vão fazer outras vítimas.
O estado e demais esferas políticas fazem campanhas e pedem que as vítimas não tenham medo e nem vergonha de denunciar os crimes, para que não estimulem aos criminosos a continuares com os crimes.
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
__________________________________
Publicado em: 07/05/2024 – 12:13
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Malhada: Casal é conduzido para delegacia após denúncia de ameaça no âmbito da Lei Maria da Penha - 24/11/2024
- Suspeito de integrar facção criminosa é morto em confronto com duas guarnições da RONDESP em Bom Jesus da Lapa - 24/11/2024
- Mulher aciona Polícia Militar após ser agredida e ameaçada de morte pelo companheiro em Carinhanha - 24/11/2024