
Durante audiência na Câmara dos Deputados, realizada na última quinta-feira, 4 de setembro, o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) defendeu a retirada do controle sobre os javalis do Ibama e a descentralização da responsabilidade para estados e municípios. Ele também propôs que caçadores credenciados sejam bonificados para ajudar no controle da espécie invasora.
Segundo o parlamentar, a proliferação descontrolada de javalis representa risco sanitário, ameaça lavouras, animais e pode comprometer a segurança de comunidades rurais. A ideia é que os caçadores atuem como agentes de manejo, com regras definidas, mas com menos burocracia e mais agilidade.
Estima-se que, somente em 2025, mais de 1 milhão de javalis terão de ser abatidos para conter os prejuízos, o que representa o dobro do número registrado em 2024. No ano passado, foram capturados cerca de 500 mil animais, esforço insuficiente diante da reprodução acelerada da espécie.
A proposta do deputado reacendeu o debate sobre o equilíbrio entre preservação ambiental, segurança e os impactos da espécie na agricultura.
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
__________________________________________________
Publicado em: 09/09/2025 – 22:30
Da Redação
