
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta segunda-feira, 1º de dezembro, uma resolução que muda o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. A partir da publicação oficial da norma no Diário Oficial da União, prevista para os próximos dias, não será mais obrigatório fazer aulas em autoescola.
A medida deve reduzir em até 80% os custos para tirar a primeira habilitação e promete beneficiar principalmente moradores do interior, onde muitas vezes não há autoescolas, instrutores suficientes ou acesso fácil a treinamentos.
Agora, o candidato pode escolher entre: estudar sozinho pela plataforma digital oficial do governo (gratuitamente), contratar um instrutor credenciado ou seguir pela autoescola, se preferir.
O governo vai disponibilizar uma plataforma digital gratuita com todo o conteúdo exigido.
Isso beneficia quem mora longe de centros urbanos e não tinha como se deslocar para aulas presenciais. Além disso, a obrigatoriedade de 20h de aulas práticas foi reduzida para apenas 2 horas; antes da prova prática e exame o candidato poderá treinar e realizar o exame de direção usando o próprio carro, desde que respeite as normas técnicas.
As provas continuam obrigatórias, ou seja, nada muda na exigência de: exame médico, psicotécnico,
prova teórica e prova prática.
Como isso afeta quem mora no interior da Bahia
A nova regra traz vantagens importantes para cidades do interior como Carinhanha, Iuiu, Malhada, Feira da Mata, onde muitos jovens e trabalhadores adiavam a CNH por falta de condições financeiras ou pela distância até uma autoescola.
Muitos que não tiravam carteira por causa dos custos, agora, poderá fazer isso com valores bem menores.
Segundo o governo, mais de 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação no país. No interior, onde a moto é transporte essencial, a mudança deve reduzir irregularidades.
Recentemente, o Alerta Bahia publicou uma matéria mostrando que a proposta dividia opiniões entre motoristas, instrutores e especialistas.
https://alertabahia.com.br/proposta-de-cnh-sem-autoescola-divide-opinioes-entenda-nova-proposta/
Agora, com a aprovação, o tema volta a ser destaque nas discussões sobre as novas regras.
___________________________________________
Publicado em: 02/12/2025 – 19:18
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Câmara de Carinhanha aprova projetos de lei que introduz Janeiro Branco, Setembro Amarelo para o calendário municipal e lei de proteção de animais domésticos - 02/12/2025
- CONTRAN aprova resolução que tira obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH; Confira - 02/12/2025
- Vídeo mostra homem furtando grade pertencente a Secretaria de Educação na zona rural de Carinhanha - 02/12/2025







