Alerta Bahia
Destaque Malhada

Consórcio Alto Sertão e prefeitura de Malhada fazem a entrega de 60 cisternas para famílias do município

Entrega de Cisternas de captação de água em Malhada/Foto: Ascom

A prefeitura municipal de Malhada, secretaria de assistência Social, o consórcio Alto Sertão e o Centro de Agroecologia do Semiárido (CASA) entregaram 60 cisternas de captação de água à famílias malhadenses na manhã dessa quarta-feira dia 12 de fevereiro.

O evento ocorreu no prédio da escola Alice Maria, sede do município e reuniu representantes de todas as entidades e instituições listadas a cima, como também os beneficiários que receberam oficialmente suas cisternas de captação de água com capacidade de 16 mil litros.

Essa ação faz parte de mais uma etapa de investimento, que soma um total de quatro milhões de reais, viabilizados pelo Governo Federal via Ministério da Cidadania, CDS-Alto Sertão e Prefeitura de Malhada.

A entrega simbólica contou com a presença do presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão e prefeito do município de Matina, Juscélio Fonseca; o presidente do sindicato dos trabalhadores de Malhada, Raimundo Basileu; o Coordenador do programa, Idelson Alves; Secretário de administração municipal, Luciano Dias; a diretora de assistência social de Malhada, Rose Ciríaco e o prefeito municipal, Valdemar Lacerda Silva Filho (Dezin).

Raimundo parabenizou o projeto e o esforço da assistência social e do prefeito.

Rose Ciríaco externou a satisfação pela realização do projeto em Malhada, parabenizou os beneficiários e contando sobre seu passado quando residia na zona rural e sua família precisava pegar água em um local distante com “carros de boi” ela lembra da importância que é ter uma cisterna dessas com água limpa em casa.

Luciano Dias falou dos obstáculos que a gestão enfrentou para conseguir trazer o projeto às famílias malhadenses.

Juscélio Fonseca Falou da satisfação do consórcio em adentrar no município de Malhada e explicou que a construção das cisternas é uma parceria onde o governo federal executa uma parte e a prefeitura municipal entra com uma contrapartida muito importante para que tudo isso aconteça.

O presidente do consórcio também contou que já existe um projeto de quase 4 mil cisternas já encaminhado ao governo federal e que aguarda esperançoso pela aprovação.

Contando sobre sua infância quando sua mãe tinha que caminhar quilômetros com uma “lata d’água” na cabeça o prefeito Dezin agradeceu o consórcio e parabenizou os contemplados pela conquista do benefício.

Olhando parece ser algo pequeno, mas no dia a dia do sertanejo se percebe a gigante utilidade que essas caixas tem”.

Vendo o sofrimento de minha mãe eu sempre pensei, quem dera eu ser prefeito para tirar a lata d’água da cabeça dessas mulheres, e quando ganhei para prefeito mandei perfurar 85 poços artesianos no município, e não foi com chafarizes, mas sim encanei a água até a casa de cada um”, recordou Dezin.

Nilza Montalvão foi uma das contempladas que convidaram para representar as demais, e utilizou a fala para agradecer a todos envolvidos.

Entre os contemplados existem famílias das comunidades: Boa Setença, Caatinga Seca, Fazenda Rio Verde, Lagoa do Coqueiro, Mestre Campos, Panela de Tapuio, Pedrinhas, Reunidas, Riachão, Riacho do Cachorro, Serra de João Alves I e II, Vila Nova, Esperança, Ilha de Zezé e Tomé Nunes.

Houve uma mudança positiva com relação aos projetos anteriores e o atual, antes só recebia o reservatório e seus acessórios, já neste, além da cisterna os beneficiários recebem também um filtro para filtrar a água em casa e uma quantia de R$ 348,00.

__________________________________________________________________________________________

Post – 13/02/2020 – 06:20

Por: David Porto

Publicações Relacionadas

Sudoeste: CAESG, PETO e Esquadrão Falcão cercam assaltante, ele atira contra militares e morre em revide

David Porto

Morre no regional de Guanambi o pescador mais velho de Malhada

David Porto

Mini shopping em Carinhanha faz população acreditar em avanço da economia; veja reportagem

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: