Alerta Bahia
Bahia Brasil Sudoeste

Comissão do Senado aprova Castração química para reincidentes em crimes sexuais; entenda o que muda

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nessa quarta-feira dia 22 de maio, o Projeto de Lei (PL) 3.127/19 que autoriza a castração química voluntária para condenados reincidentes por crimes sexuais. A matéria foi aprovada em caráter terminativo, quando não precisa passar pelo Plenário do Senado, e teve votação de 17 x 3. O texto segue para a votação da Câmara dos Deputados.

O projeto é de iniciativa do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), e é relatado pelo senador Ângelo Coronel (PSD-BA). O projeto de lei visa o tratamento químico hormonal com o objetivo de conter a libido e a atividade sexual para reincidentes nos crimes de estupro, violação sexual mediante fraude e estupro de vulnerável. Ao condenado que aceitar se submeter à castração química, será concedido o livramento condicional ou a extinção da pena.

Conforme especialistas, a castração química bloqueia os “eixos hormonais” e em consequência também extingue a libido. Esses eixos enviam o hormônio da testosterona para os testículos e estimulam o desejo sexual.

“O hipotálamo produz o hormônio chamado GNRH, que vai para hipófise e estimula a produção dos hormônios LH e FSH. Quando chegam aos testículos, o LH produz a testosterona e o FSH produz os espermatozoides”, explica.

Para Ângelo Coronel, um dos aspectos que caracteriza o projeto é a possibilidade de escolha de o condenado cumprir 1/3 da pena ou optar pelo tratamento hormonal em liberdade. “(Ele) é avaliado por uma junta médica para a possibilidade de fazer o tratamento. Não é uma pena, é uma condição para o livramento condicional”, analisa.

Segundo Styvenson Valentim, trata-se de “uma opção para a diminuição do número altíssimo de crimes de violência sexual no nosso país. Não é nada ofensivo porque é opcional”. Ele acredita que a proposta dá “tranquilidade às mulheres”, principalmente em relação aos importunadores sexuais.

“É uma opção que estamos entregando para a sociedade, para reduzir o número altíssimo de crimes sexuais nesse país”, observa.

____________________

Publicado em: 23/05/2024 – 12:12

Informações: Correio Brasiliense

Da Redação

Publicações Relacionadas

Polícia captura foragido da justiça no município de Macarani

David Porto

Homem é morto a tiros em avenida da cidade de Caetité – Alerta Bahia

David Porto

VEJA cria enquete para o público escolher qual deveria ser a próxima novela reprise no Vale a Pena Ver de Novo; vote ou veja resultado

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies