Com a presença do governador da Bahia e vários políticos em Guanambi, ministro Waldez Lopes assina licitação para estudos de viabilização do projeto de Irrigação do Vale do Iuiu

Evento de assinatura da licitação para projeto do Vale do Iuiu/Foto reprodução Intagram

Com a presença do governador do estado, Jerônimo Rodrigues, do ministro da casa Civil Rui Costa e do ministro da integração e desenvolvimento regional, Waldez Lopes, aconteceu nessa segunda-feira dia 02 de outubro, na cidade de Guanambi, o evento cerimonial oficial de assinatura da licitação para elaboração de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental e modelagem jurídica para viabilizar Parceria Público-Privada (PPP) voltada à execução de obras de infraestrutura para captação e distribuição de água no Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu, no sudoeste da Bahia.

O evento que é visto como marco histórico traz acúmulo de esperanças para milhões de pessoas que há décadas vem sonhando com a realização desse projeto que deve beneficiar direto e indiretamente toda população da região e entorno.

Além das figuras já citadas acima, o evento, que aconteceu na Praça do Feijão, sede, contou com a presença do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, deputados, prefeitos, vereadores, lideranças, agropecuaristas e um importante público popular.

O projeto.

Como já bastante falado há décadas, o Projeto de Irrigação do vale do Iuiu consiste principalmente em levar água do Rio São Francisco à 250 mil hectares, áreas que ficam nos municípios de Iuiu, Malhada e Sebastião Laranjeiras.

Toda a área tem extensão de 250 mil hectares, conforme já dito, porém estudos prévios indicam que a princípio a possibilidade de realização é para 51,7 mil hectares, que mesmo assim chega ser quase quatro vezes maior que projetos já concluídos na região, como o projeto Formoso (Oeste da Bahia) e Projeto Jaíba (Norte de Minas).

A região do Vale do Iuiu tem solos de ampla capacidade produtiva e tem uma malha viária propensa a escoação da produção. Além de previamente já se ter a informação de que a área tem propensão para cultivo de culturas como:  feijão, cebola, cenoura, melão, melancia, pimentão e tomate, abacaxi, banana, mamão e maracujá, goiaba, limão e manga.

Segundo apurou o site Alerta Bahia, o sonhado projeto será administrado pela Codevasf.

O projeto de Irrigação do Vale do Iuiu deve mudar a história financeira da região sudoeste baiano e consequentemente ter impacto no Oeste e regiões próximas.

Evento de assinatura da licitação para projeto do Vale do Iuiu/Foto reprodução Intagram

___________________________________________

Publicado em: 03/10/2023 – 08:44

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim