Com a presença do governador da Bahia e vários políticos em Guanambi, ministro Waldez Lopes assina licitação para estudos de viabilização do projeto de Irrigação do Vale do Iuiu

Compartilhe >>

Evento de assinatura da licitação para projeto do Vale do Iuiu/Foto reprodução Intagram

Com a presença do governador do estado, Jerônimo Rodrigues, do ministro da casa Civil Rui Costa e do ministro da integração e desenvolvimento regional, Waldez Lopes, aconteceu nessa segunda-feira dia 02 de outubro, na cidade de Guanambi, o evento cerimonial oficial de assinatura da licitação para elaboração de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental e modelagem jurídica para viabilizar Parceria Público-Privada (PPP) voltada à execução de obras de infraestrutura para captação e distribuição de água no Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu, no sudoeste da Bahia.

O evento que é visto como marco histórico traz acúmulo de esperanças para milhões de pessoas que há décadas vem sonhando com a realização desse projeto que deve beneficiar direto e indiretamente toda população da região e entorno.

Além das figuras já citadas acima, o evento, que aconteceu na Praça do Feijão, sede, contou com a presença do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, deputados, prefeitos, vereadores, lideranças, agropecuaristas e um importante público popular.

O projeto.

Como já bastante falado há décadas, o Projeto de Irrigação do vale do Iuiu consiste principalmente em levar água do Rio São Francisco à 250 mil hectares, áreas que ficam nos municípios de Iuiu, Malhada e Sebastião Laranjeiras.

Toda a área tem extensão de 250 mil hectares, conforme já dito, porém estudos prévios indicam que a princípio a possibilidade de realização é para 51,7 mil hectares, que mesmo assim chega ser quase quatro vezes maior que projetos já concluídos na região, como o projeto Formoso (Oeste da Bahia) e Projeto Jaíba (Norte de Minas).

A região do Vale do Iuiu tem solos de ampla capacidade produtiva e tem uma malha viária propensa a escoação da produção. Além de previamente já se ter a informação de que a área tem propensão para cultivo de culturas como:  feijão, cebola, cenoura, melão, melancia, pimentão e tomate, abacaxi, banana, mamão e maracujá, goiaba, limão e manga.

Segundo apurou o site Alerta Bahia, o sonhado projeto será administrado pela Codevasf.

O projeto de Irrigação do Vale do Iuiu deve mudar a história financeira da região sudoeste baiano e consequentemente ter impacto no Oeste e regiões próximas.

Evento de assinatura da licitação para projeto do Vale do Iuiu/Foto reprodução Intagram

___________________________________________

Publicado em: 03/10/2023 – 08:44

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim