Quase por unanimidade nessa sexta-feira dia (01) de novembros, vereadores do município de Malhada, sudoeste da Bahia repudiaram as práticas de Fake News nas redes sociais e criticaram pessoas que estão utilizando perfis falsos para difamar, caluniar e espalhar mentiras pela internet.
Em Malhada já vem aparecendo diversos crimes cibernéticos, e estes motivados pela disputa política que já se aproxima demonstra preocupação para a população.
Pessoas ligadas a grupos políticos vem utilizando: tanto Facebook quanto Whatsapp para postagem de inverdades e calúnias contra o grupo adversário, muitas das vezes esses “Fakes” são ”pessoas de alto níveis do grupo político” que usa do anonimato para atingir o adversário, como disse em tribuna o vereador Mero de Tomé Nunes.
O experiente legislador Mário Zan Fernandes alertou para o uso da tecnologia de forma maléfica, de forma a atingir pessoas muitas vezes inocentes.
“As pessoas precisam ser autenticas e quando querem um perfil nas redes sociais abram com seu próprio nome, para que todos saibam quem seja e para quando colocar uma cobrança ou falar algo sobre alguém todos saibam de quem se trata”, expressou Zan.
O parlamentar também disse que muitos desses criminosos covardemente abre perfis falsos para denegrir a imagem das pessoas, e outros sem conhecimento vão repassando, o que causa danos irreparáveis.
Conforme alguns dos vereadores, até os próprios estão sendo alvejados, e na semana anterior haviam acontecido absurdos nas redes sociais.
“Eu queria que esses grupos que não tem o que fazer usassem a internet para ajudar alguém, e não para denegrir a imagem dos outros”, falou vereador Aíla Enfermeiro.
Algum desses ataques dos “Fakes” quanto as difamações deflagradas por pessoas nas redes sócias já estão começando a obterem respostas, pois ações na justiça já começam a investigar os autores para que sejam penalizados.
Essas práticas citadas são crimes e geram multas altas.
___________________________________________________________________________________________
Post – 04/11/2019 – 09:56
Por: David Porto
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA

- Beneficiários do INSS que podem ter tido descontos indevidos receberão notificação pelo aplicativo Meu INSS a partir de terça-feira - 10/05/2025
- Multidão comparece no primeiro dia da tradicional Festa de Santa Cruz 2025 em Malhada - 10/05/2025
- Golpistas criam nova modalidade de golpe contra segurados do INSS; Veja - 09/05/2025