
O deputado federal baiano Cláudio Cajado (PP) protagonizou um momento de atrito durante uma entrevista ao vivo na GloboNews, nesta quarta-feira, 17 setembro, ao discutir a polêmica PEC das Prerrogativas com a jornalista Andréia Sadi.
A PEC das Prerrogativas propõe mudanças na Constituição Federal, buscando reforçar a autonomia dos deputados e senadores no exercício de seus mandatos. Um dos pontos mais controversos prevê que medidas cautelares, como buscas e apreensões, só possam ser executadas mediante autorização prévia da Câmara dos Deputados ou do Senado.
Relator da proposta, Cajado foi questionado sobre os impactos da PEC, que tem sido alvo de críticas por supostamente ampliar proteções a parlamentares e dificultar investigações judiciais. Em resposta, o parlamentar afirmou que a proposta “visa garantir o pleno exercício do mandato e impedir abusos de autoridades”.
Andréia Sadi insistiu em saber se a proposta não criaria brechas para a impunidade, principalmente em casos de corrupção. Irritado, Cajado acusou a imprensa de fazer uma cobertura “tendenciosa” e promover uma “campanha de desinformação”.
A entrevista repercutiu nas redes sociais e dividiu opiniões entre internautas que apoiam o parlamentar e outros que saíram em defesa da jornalista. O nome de Cláudio Cajado chegou a figurar entre os assuntos mais comentados do X (antigo Twitter).
Críticos da proposta apontam que ela pode representar um retrocesso no combate à corrupção, ao criar barreiras adicionais para investigações contra parlamentares. Já seus defensores, como Cajado, afirmam que a PEC visa proteger o mandato e a independência do Legislativo, sem comprometer a legalidade.
Siga o Alerta Bahia no Instagram, assista aos vídeos e comente os acontecimentos; link abaixo!
https://www.instagram.com/site_alerta_bahia
Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos
https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X
_____________________________________________
Publicado em: 20/09/2025 – 10:32
Fontes: G1 e Bnews
Da Redação
