Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Cidadão consegue na justiça liminar obrigando o município de Carinhanha a fornecer certidão negativa de débitos após cobrança indevida de dívida prescrita

Foi publicado no diário oficial do Tribunal de Justiça da Bahia, nessa terça-feira dia (19) de março, uma decisão da comarca de Carinhanha, no oeste do estado, onde um cidadão, através de ação impetrada na justiça, conseguiu uma liminar obrigando a prefeitura municipal a fornecer uma certidão negativa de débito, de um imóvel, após cobranças indevidas do IPTU.

Segundo apurou o Alerta Bahia, o setor de tributos da prefeitura estava se negando a fornecer o documento condicionando o fornecimento ao pagamento do IPTU vencido há mais de 05 anos.

A advogada consultada pelo site ALERTA BAHIA, Dra. Simária Fogaça, esclarece que “o Ente Federativo possui o prazo de cinco anos para cobrança dos créditos tributários. Transcorridos o prazo por inércia do ente federativo, este perde o direito de executar a dívida ou ainda condicionar a emissão de documentos com o pagamento de valores indevidos, podendo inclusive caracterizar má-fé pela cobrança de dívida indevida. Por isso, antes de efetuar algum parcelamento ou pagamento dos valores é importante consultar uma advogada para esclarecer se realmente é devido os valores”

Conforme o texto da decisão, o juiz da comarca entendeu que os documentos apresentados pelo cidadão Carinhanhense, comprovam que a dívida estava prescrita há mais de 10 anos e que a recusa de emissão da certidão podia acarretar prejuízo ao autor da ação.

Com a decisão, a prefeitura tem o prazo de 10 dias para emitir o documento, ou pagará multa diária de R$ 100 reais, com limite em R$10.000,00.

A prefeitura pode recorrer da decisão.

____________________________________________

Publicado em: 20/03/2024 – 12:00

da redação

Publicações Relacionadas

Criança ateia fogo no carro do pai acidentalmente em Iuiú

David Porto

Cavalos são flagrados defronte à delegacia de Polícia da cidade de Carinhanha

David Porto

Com esforços do vereador Antônio Carlos, Grupo Educacional Caravelas disponibilizará 34 cursos profissionalizantes para Carinhanha e região, sem mensalidades e com certificado gratuito

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies