Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Chuvas: Plano de Contingência é elaborado em Carinhanha

Alagamentos na zona rural de Carinhanha/Foto ASCOM

O município de Carinhanha está em situação de emergência por conta das chuvas e a prefeitura segue trabalhando para cuidar das famílias atingidas. Principalmente na zona rural, que tem os pontos mais críticos.

Diante da situação, a prefeitura elaborou o Plano de Contingência, veja abaixo na íntegra.

Preocupação para todos
Esse é um problema que mexe também com as famílias da sede do município. Uma vez que a maioria dos moradores da área urbana tem um parente nos povoados e distritos. O que naturalmente se torna um cenário de preocupação para todos.

Governo de plantão
Os secretários municipais e assessores estão trabalhando em regime de plantão. O trabalho busca salvar vidas e amenizar os impactos causados pelas chuvas.

A prefeita Chica do PT ressaltou a preocupação do governo municipal em cuidar das famílias mais vulneráveis, através das políticas públicas existentes e com um planejamento que permita agilidade nas ações.

Plano de Contingência
O Plano de Contingência é a ferramenta norteadora desse trabalho.

Secretários municipais, assessores e Defesa Civil participaram nessa terça-feira (11) de uma reunião para construção do plano para ações no período de estado de emergência em Carinhanha.

Na reunião foi apresentado um Raio-X com números oficiais de todas as comunidades, a situação de cada uma, número de afetados pelas chuvas, famílias desalojadas, desabrigadas, casas destruídas, famílias com aluguel social, famílias que receberam benefícios eventuais, cestas básicas e as novas demandas.

Foi feito ainda um estudo de viabilidade de drenagem e estradas.

A partir disso, foram planejadas ações para serem desenvolvidas em cada comunidade.

Mutirão de Defesa e Proteção a Vida 

Serão realizados mutirões com trabalhos de prevenção e cuidado em saúde, visitas domiciliares com os agentes de combate às endemia e de saúde, orientação e atendimento psicossocial, atendimento médico e a distribuição de alimentos.

Principais comunidades atingidas
As comunidades mais atingidas pelas chuvas até o momento são: Agrovila  23, Pocinhos, Sitio, Pingueira, Riachão, Barrinha (Lagoa Canta Sapo),  Empoeira, Núcleo  I, Núcleo  II (Aguada de Fora) e parte do Angico.

Perdas

De acordo com a Defesa Civil do município, a situação deixou 105 famílias desabrigadas e desalojadas, além da perda de 10 mil litros de leite por dia e o prejuízo de 14 milhões com as  plantações. O diagnóstico é prévio e pode apresentar um impacto ainda maior.

________________________________________

Publicado em: 12/01/2022 – 22:01

Da redação

Publicações Relacionadas

Devedores do Fies poderão renegociar dívida com desconto de até 99%; Bahia tem 108.116 inadimplentes

David Porto

Suspeito de furto é detido por moradores e amarrado em poste em Bom Jesus da Lapa

David Porto

Bom Jesus da Lapa confirma 1º caso da COVID-19 e prefeitura restringe funcionamento do comércio

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies