Alerta Bahia
Bahia Carinhanha Destaque Oeste Sudoeste

Chuvas devem chegar no sudoeste da Bahia nessa primeira quinzena de dezembro diz previsão

Foto Ilustrativa: Interior da Bahia

Com a estiagem que atingiu o nordeste brasileiro, e consequentemente a região sudoeste da Bahia, com rigor em boa parte do oeste do estado, a situação não é fácil para os produtores rurais. Tanto para o atraso das plantações, quanto pela falta de alimento para o gado, porém, essa ausência da chuva, que com base no período chuvoso da região já era para ter iniciado em outubro, está prestes a acabar.

Segundo às previsões meteorológicas atuais, o pico do El Niño na região sudoeste e entorno já passou, e os modelos dizem que teremos boas chuvas no mês de dezembro, com início já nessa primeira quinzena do mês, de 02 a 05, segundo o agricultor Luiz Carlos da Bahia Solo.

O grande produtor rural, que é também amplo estudioso do clima regional e dos resultados da meteorologia, disse que há previsão de dezembro registrar em torno de 200 a 250mm de chuva, e um média de 600 a 700mm até o mês de abril, quando tradicionalmente encerra o período chuvoso.

O pico do El Niño já foi e com o desaparecimento dele as chuvas elas diminuem no Sul e as frentes frias sobrem para o sudeste, chegando a nossa região na Bahia.”, disse Luiz Carlos, com base no seu apanhado de estudo das previsões.

_____________________________________

Publicado em: 30/11/2023 – 08:56

Da redação

Publicações Relacionadas

TRE-BA determina suspensão de comercialização de bebidas alcoólicas e assemelhados no período do segundo turno das eleições em Guanambi e Candiba

David Porto

Homem é alvejado com 17 disparos de arma de fogo na cidade de Bom Jesus da Lapa

David Porto

Homem dá entrada no HRG após receber facada no peito em Carinhanha

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies