Alerta Bahia
Destaque

Chuvas causam prejuízo de R$ 7 milhões no Vale do São Francisco

Foto: Reprodução

As chuvas que têm caído na região do Vale do São Francisco, nas regiões de Juazeiro e Petrolina, causaram prejuízos de R$ 7 milhões a produtores de uva, com perdas de 650 toneladas da fruta, em apenas seis dias de precipitação.

O cenário dos parreirais no momento é de muitas frutas perecendo, sem ter como serem colhidas. Trabalhadores estão parados, esperando que a chuva pare e possa ver o que dá para aproveitar.

De acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, 35% da produção de uva que estava pronta para colheita foi comprometida com a chuva, que registrou uma média de 90 milímetros nas regiões de fazendas.

Com as chuvas, a vazão do Rio São Francisco no lago de Sobradinho (norte da Bahia) chegou está em 1.800 metros cúbicos por segundo, segundo relatório desta sexta-feira (7) da Agência Nacional de Águas (Ana). Sobradinho está com 27% da capacidade.

“A maioria das variedades de uva não suporta tanta água”, comenta o gerente executivo do sindicato Flávio Diniz.

Na região, a produção de uva (do tipo mesa) e manga, ambas exportadas para Europa, Estados Unidos e Ásia, dura todo o ano.

Segundo Diniz, os prejuízos dos últimos seis dias se concentram nas frutas que seriam colhidas para o consumo interno durante o Natal, e os prejuízos podem se estender para 2019.


Post – 10/12/2018 – 09:40

Notícia da Bahia

 

Reprodução: Blog Bahia/Correio

Publicações Relacionadas

Carinhanha registra 12 casos nas últimas 24 horas e sobe de 38 para 50 os infectados

David Porto

LabSis/UFRN informa que cidades da Bahia registraram tremores de terra

David Porto

Prefeitura de Malhada realiza reforma da quadra de esportes do BNH em Julião

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies