
As chuvas que têm caído na região do Vale do São Francisco, nas regiões de Juazeiro e Petrolina, causaram prejuízos de R$ 7 milhões a produtores de uva, com perdas de 650 toneladas da fruta, em apenas seis dias de precipitação.
O cenário dos parreirais no momento é de muitas frutas perecendo, sem ter como serem colhidas. Trabalhadores estão parados, esperando que a chuva pare e possa ver o que dá para aproveitar.
De acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, 35% da produção de uva que estava pronta para colheita foi comprometida com a chuva, que registrou uma média de 90 milímetros nas regiões de fazendas.
Com as chuvas, a vazão do Rio São Francisco no lago de Sobradinho (norte da Bahia) chegou está em 1.800 metros cúbicos por segundo, segundo relatório desta sexta-feira (7) da Agência Nacional de Águas (Ana). Sobradinho está com 27% da capacidade.
“A maioria das variedades de uva não suporta tanta água”, comenta o gerente executivo do sindicato Flávio Diniz.
Na região, a produção de uva (do tipo mesa) e manga, ambas exportadas para Europa, Estados Unidos e Ásia, dura todo o ano.
Segundo Diniz, os prejuízos dos últimos seis dias se concentram nas frutas que seriam colhidas para o consumo interno durante o Natal, e os prejuízos podem se estender para 2019.
Post – 10/12/2018 – 09:40
Notícia da Bahia
Reprodução: Blog Bahia/Correio
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- Mulher e companheiro sofrem queimaduras após explosão de galão de gasolina dentro de quarto na zona rural de Carinhanha - 11/11/2025
- Carinhanhense acusado de matar jovem em caso que a mãe da vítima morreu após passar mal no júri é condenado a 24 anos de prisão em Guanambi - 11/11/2025
- Indivíduo mata namorada de 17 anos em conjunto habitacional de Sítio do Mato - 10/11/2025







