Chica Do PT anuncia projeto de usina em Carinhanha para transformar o lixo local e de municípios vizinhos em energia

Chica e imagem ilustrativa de uma usina da mesma finalidade do projeto/Foto reprodução

No início da tarde dessa segunda-feira dia 05 de junho, em entrevista de rádio local, a prefeita de Carinhanha, Chica do PT tocou em um assunto de grande relevância para a população local e as de municípios vizinhos, que é o projeto para a solução de um grande problema existente, o resíduo sólido.

O lixão a céu aberto é uma demanda antiga que a cada dia as autoridades de saúde sanitária e ambientais vêm apertando os municípios, haja vista que também é um problema para a gestão, que fica refém de críticas, e perde estética da cidade.

Quanto ao referido problema em Carinhanha, Chica do PT trouxe a notícia de que está puxando um debate com os prefeitos dos municípios vizinhos, como: Feira da Mata, Malhada; Iuiu e Palmas de Monte Alto, para a instalação de uma usina para transformar o lixo em energia elétrica.

O projeto já está em andamento, e a usina será instalada em Carinhanha, assim, todo o resíduo sólido dos quatro municípios citados será trazido para a usina, onde será depositado nas máquinas e transformado em energia.

Durante sua fala sobre o projeto a gestora falou de sua importância, pois, além de tirar esse lixo de poluir o solo, subsolo e os reservatórios naturais de água, os municípios estão perdendo dinheiro com aterro sanitário, “Enterrar o lixo é está enterrando dinheiro”, disse Chica ao contar que a usina receberá cerca de 150 toneladas de lixo por dia e pode gerar uma receita de 1 milhão de reais por mês.

O valor arrecadado com a indústria será repartido entre os municípios participantes, e tem outras vantagens, como, a geração de emprego.

Francisca disse que já esteve com a ministra Marina Silva e que ela virá conhecer o projeto em julho. Assim como disse que os gestores integrados estão trabalhando juntos meio ao governo do estado e demais fontes de recursos para o início do amplo projeto.

_____________________________________________

Publicado em: 06/06/2023 – 07:11

Da redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim