Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Cerca de 70 famílias de Sem Terras que pleiteiam de forma ordeira e legal uma área de terras no município de Carinhanha participam de audiência pública com Juiz

Cerca de 70 famílias de Sem Terras que pleiteiam de forma ordeira e legal uma área de terras no município de Carinhanha participam de audiência pública com Juiz no fórum da Comarca/Foto: Alerta Bahia

Cerca de 70 trabalhadores rurais sem terras, membros da Associação de Agricultores Familiares de Feira Santa Luzia e Adjacências tiveram uma audiência com o juiz de direito titular da comarca de Carinhanha, Dr. Arthur Antunes Amaro Neves, no início da tarde dessa segunda-feira dia 22 de janeiro.

O encontro ocorreu no salão do júri, fórum da comarca, onde os trabalhadores, que de forma ordeira e legal tentam através do INCRA a desapropriação de parte da fazenda da Calsete e da Fazenda Pindobeira, situadas no município de Carinhanha.

No evento os participantes informaram ao magistrado que são 70 famílias através da referida associação, e pleiteiam desde 2013, com protocolo feito ao INCRA em 2023, através da Reforma Agrária, a desapropriação de uma área de 3.950 hectares, sendo 2.200 hectares pertencente à fazenda Calsete LTDA e uma outra de 1.750 ha da Fazenda Pindobeira.

Reunião com famílias sem terras/Foto Alerta Bahia

Vale ressaltar que o grupo de Sem Terras referido não é o denominado “Acampamento Mãe Bernadete” que realizou a ocupação e posteriormente invasão das terras da Calsete LTDA, no mesmo município.

Após o evento o juiz comentou sobre a reunião: “Recebemos aqui, entorno de 70 famílias, que buscam a reforma agrária junto ao INCRA, sem aderir a qualquer ação de violência ou vandalismo contra autoridades e repartições públicas. O que é extremamente importante para marcar uma luta justa pela terra”.

O magistrado também expressou que: “Esta reunião é muito importante para reafirmar que a reforma agrária é um objetivo constitucional que deve ser protegido pela Justiça e que existe um caminho institucional e democrático para realizá-la, por meio de um procedimento institucional que não envolve atos de violência civil.”

Em contato com o site um dos líderes da Associação de Feira Santa Luzia e Adjacências elogiou o evento dizendo que foi muito bom.

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

___________________________________________

Publicado em: 23/01/2024 – 09:01

Da Redação

Publicações Relacionadas

17ª Batalhão de Polícia Militar de Guanambi divulga balanço das ações realizadas durante ano 2021; veja o que foi feito nos 10 municípios

David Porto

Suspeitos de movimentar tráfico de drogas em Carinhanha e Feira da Mata são presos pela CAESG em Carinhanha

David Porto

Polícia Civil captura suspeito de furto e recupera bomba submersa furtada de propriedade rural em Carinhanha

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies