Cerca de 70 famílias de Sem Terras que pleiteiam de forma ordeira e legal uma área de terras no município de Carinhanha participam de audiência pública com Juiz

Cerca de 70 famílias de Sem Terras que pleiteiam de forma ordeira e legal uma área de terras no município de Carinhanha participam de audiência pública com Juiz no fórum da Comarca/Foto: Alerta Bahia

Cerca de 70 trabalhadores rurais sem terras, membros da Associação de Agricultores Familiares de Feira Santa Luzia e Adjacências tiveram uma audiência com o juiz de direito titular da comarca de Carinhanha, Dr. Arthur Antunes Amaro Neves, no início da tarde dessa segunda-feira dia 22 de janeiro.

O encontro ocorreu no salão do júri, fórum da comarca, onde os trabalhadores, que de forma ordeira e legal tentam através do INCRA a desapropriação de parte da fazenda da Calsete e da Fazenda Pindobeira, situadas no município de Carinhanha.

No evento os participantes informaram ao magistrado que são 70 famílias através da referida associação, e pleiteiam desde 2013, com protocolo feito ao INCRA em 2023, através da Reforma Agrária, a desapropriação de uma área de 3.950 hectares, sendo 2.200 hectares pertencente à fazenda Calsete LTDA e uma outra de 1.750 ha da Fazenda Pindobeira.

Reunião com famílias sem terras/Foto Alerta Bahia

Vale ressaltar que o grupo de Sem Terras referido não é o denominado “Acampamento Mãe Bernadete” que realizou a ocupação e posteriormente invasão das terras da Calsete LTDA, no mesmo município.

Após o evento o juiz comentou sobre a reunião: “Recebemos aqui, entorno de 70 famílias, que buscam a reforma agrária junto ao INCRA, sem aderir a qualquer ação de violência ou vandalismo contra autoridades e repartições públicas. O que é extremamente importante para marcar uma luta justa pela terra”.

O magistrado também expressou que: “Esta reunião é muito importante para reafirmar que a reforma agrária é um objetivo constitucional que deve ser protegido pela Justiça e que existe um caminho institucional e democrático para realizá-la, por meio de um procedimento institucional que não envolve atos de violência civil.”

Em contato com o site um dos líderes da Associação de Feira Santa Luzia e Adjacências elogiou o evento dizendo que foi muito bom.

Clique no link abaixo e entre no nosso Canal do WhatsApp para saber primeiro dos acontecimentos

https://whatsapp.com/channel/0029VaAnrX77T8bNq3Z4LY1X

___________________________________________

Publicado em: 23/01/2024 – 09:01

Da Redação

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim