
A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), divulgou na tarde dessa terça-feira dia 11 de janeiro, que a abertura das comportas da usina hidrelétrica Três Marias que estava previsto para esta quarta-feira (12/01) foi adiada.
Segundo justificativa da CIA, o adiamento aconteceu diante da atualização dos cenários de cheias percebidos nos municípios ribeirinhos do rio São Francisco. Sendo assim, a decisão reduzirá os impactos de inundação no trecho do Rio São Francisco até a cidade de Pirapora, reduzindo os efeitos de subida do nível que poderiam ser provocados pelo aumento de liberação do reservatório.
Essa decisão, considerando dados atualizados, tem como prioridade a segurança da população da região. As ilhas fluviais do Rio São Francisco já foram evacuadas, pois são impactadas para vazões em patamares menores que os atuais.
Ainda segundo informou a CEMIG, a decisão também leva em conta a proteção da obra de restauração do Vapor Benjamim Guimarães, levando em consideração novas informações fornecidas pela Prefeitura de Pirapora.
O reservatório de Três Marias às 04:00 de 12/01/2022 atingiu os 77,04% de volume útil, o que permite utilizar o volume vazio disponível para amortecer a cheia afluente que ainda ocorrerá ao longo da semana, armazenando o excedente no reservatório.
Na informação disponibilizada à imprensa, nos próximos dias a vazão liberada seguirá em 850 m³/s, correspondente à geração máxima de energia elétrica, conforme capacidade instalada.
As datas de abertura e as vazões que serão liberadas vão ser informadas nos próximos dias, conforme evolução das condições hidrometeorológicas do Rio São Francisco.
_________________________________________
Publicado em: 12/01/2022 – 08:29
Informação CEMIG
Da Redação
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- CODEVASF apresenta projeto para fortalecer a agricultura irrigada de Serra do Ramalho - 17/04/2025
- Moradores lamentam fechamento da agência do Bradesco na cidade de Iuiu - 17/04/2025
- Polícia Civil indicia nutricionista que receitava anabolizantes para fisiculturista malhadense morto após infarto em Goiânia - 16/04/2025