Alerta Bahia
Destaque Malhada

Casos suspeitos do coronavírus em Malhada são descartados e setores seguem atentos

A tensão dos municípios que ainda não tem surgimento da COVID-19 segue aumentando, já que a cada dia o cerco se fecha, haja vista que Palmas de Monte Alto a menos de 70 Km de Malhada já registra 16 casos positivos da doença.

No dia 28 de maio o boletim epidemiológico malhadense constava 03 casos suspeitos, cinco dias depois, dia 02/06 subiu para 04 e na tarde dessa quarta-feira dia 03 de junho são onze casos suspeitos, porém todos eles descartados, maioria por teste rápido.

Segundo portaria e orientação do núcleo regional de saúde e do ministério da saúde, hoje toda síndrome gripal é tida como suspeita, porém quando a doença não evolui para síndrome respiratória aguda grave é descartado, e quando evolui é realizado o teste rápido ou PCR.

Até o momento os municípios de Iuiú, Malhada, Carinhanha e Feira da Mata estão entre os poucos que ainda não foram alcançados pelo coronavírus, alguns deles vem desenvolvendo intensas medidas de precaução contra o problema, mas é preciso que a população ajude cada vez mais, por que se não as estimativas de que 100% dos município baianos vão ser contaminados pela doença vai se cumprir.

Em conversas com os responsáveis pelo setor da saúde de Malhada, Wesley Carneiro (secretário), Lazaro (Vigilância sanitária) e Ananda Costa (Vigilância a Saúde) sempre é comentado sobre os esforços do governo municipal, com medidas, seja: decretos, barreiras em todas as entradas do município, adequação do hospital para receber pacientes com suspeita da COVID-19, borrifação de locais de grande movimentação, auxílio às famílias carentes para ajudar no fortalecimento do isolamento e até mesmo desinfectando as ruas e frente dos comércios, porém muitos membros da população acabam deixando a desejar, exemplo, o desserviço dos donos de bares e demais estabelecimentos que descumprem os decretos possibilitam aglomerações.

As recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e ministério da saúde, as quais pedem para não fazerem aglomerações, evitarem sair sem grande necessidade, usarem mascaras e lavarem sempre as mãos com agua e sabão, ou usarem álcool são de grande importância e devem ser seguidas por cada cidadão, assim saírem mais rápido dessa pandemia que assola o mundo.

________________________________________________________________________________

Post – 03/06/2020 – 19:40

Por: David Porto

Publicações Relacionadas

Carinhanha: Servidores públicos criticam diretoria do sindicato por cancelamento de assembleia extraordinária sem justificativa e farão reunião em frente à câmara de vereadores para definir diretoria provisória

David Porto

Prefeitura de Carinhanha suspende aulas por conta do calor excessivo

David Porto

Vereador Gilvan Crente participa da 110ª AGO em Salvador e visita casa de apoio que atende Carinhanha

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies