Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Carinhanhenses integrantes do (EdPopSus) participam do II Congresso de Práticas Integrativas em Sergipe e lançam agradecimentos

Carinhanhenses integrantes do curso de educação popular, realizaram um importante avanço nessa última quinzena de novembro, quando foram até o estado de Sergipe para participarem do Congresso de Práticas Integrativas (Congrepics), e no retorno, os membros da equipe solicitaram a imprensa para realizar os agradecimentos, vejam na íntegra:

Nós, integrantes do Curso de Educação Popular em Saúde – EdPopSus, que envolve diversos profissionais, como: Agentes de Saúde, Agentes de Endemias, Professores, Psicólogos e Assistente Social, participamos do II  Congresso de Práticas Integrativas (Congrepics) com o tema: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: evidências para um cuidado solidário e integral no SUS realizado de 14 a 17/11 em Lagarto – SE.

O Congresso contou com participantes de todo o país e uma delegação de 28 participantes do município de Carinhanha. O evento reforçou a inserção das práticas, que vêm ganhando espaço na rede pública.

Nesse sentido, convocamos à população a lutar e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), integral, universal e público que está sobre ameaças, mostrando a importância de incluir os saberes tradicionais, medicina alternativa aliada aos farmacológicos, dentro das unidades de saúde. 

As “PICS (Práticas Integrativas e Complementares) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.” (Ministério da Saúde, 2019).

 “Solidariedade, democracia e saúde: contribuições das PICS”; “Evidências científicas em PICS”; “Saberes tradicionais brasileiros, espiritualidade e saúde” foram temas de conferências no II Congrepics.

Durante o Congresso aconteceram mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências. Ao longo do congresso os participantes puderam vivenciar algumas práticas como: massoterapia, reiki, ventosaterapia, acupuntura, reflexologia, auricoloterapia, iridologia, aromaterapia, escalda pés, corredor de cuidados, entre outros. Sendo essas aprovadas pelo Ministério da Saúde.

Agradecemos a população de Carinhanha que contribuiu direta e indiretamente para que nossa delegação se fizesse presente no II CONGREPICS, onde buscamos fortalecer nossos conhecimentos para colocar em prática em nosso município.

É preciso diminuir a distância entre o que diz e o que se faz, até que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.”

Paulo Freire

Concluíram.

__________________________________________________________________________________________

Post – 03/12/2019 – 09:54

Por: David Porto

Publicações Relacionadas

Homem é detido após andar pelado em rua de Luiz Eduardo Magalhães

David Porto

Prefeito de Cocos, Dr. Marcelo, é denunciado no ministério público e no TCM por comprar mobiliário escolar sem licitação e não pagar ao fornecedor

David Porto

Estranho buraco gigante em área de mineradora intriga moradores e especialistas

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: