Alerta Bahia
Plantão Alerta Bahia

Carinhanha: Vereador João Galego envia à Câmara projeto de Lei que proíbe uso de capacete no perímetro urbano do município

O vereador João Cordeiro (João Galego) do DEM; enviou à câmara de vereadores de Carinhanha nessa segunda-feira dia 20 de novembro um projeto solicitando aprovação de uma lei municipal que proíba o uso de capacete no perímetro urbano do município de Carinhanha oeste da Bahia.

O Parlamentar municipal disse ao site “Alerta Bahia” que encaminhou o projeto pensando em ajudar na redução de crimes, onde o infrator utiliza o capacete como mascara pra não ser identificado pela vítima e também passar despercebido pelas ruas.

Segundo o vereador da Comunidade de Angico, ele pretende por a ideia em votação a todo público civil carinhanhense, se caso a maioria concordar, levará a diante, mas se a maioria não for favorável, entenderá que não deve dar sequência, pois sua intenção é somente beneficiar o povo.

Sabemos que o uso de capacete é obrigatório, e ajuda muito na prevenção de traumatismo craniano entre outros problemas caso haja um acidente.

Nossa reportagem entrou em contato com Avalcir Brito o secretário de saúde do município, e questionamos qual sua opinião a respeito da ideia, Brito mostrou-se totalmente contra, e argumentou que como uma pessoa ligada ao hospital  ver a quantidade de pessoas que são salvas de problemas maiores por estarem usando capacete.

Segundo o secretário de saúde, em caso de um acidente sem o acessório, a vítima pode sofrer desde uma lesão na face até um traumatismo craniano, situação que acarretará muito mais gastos para o cidadão, município, estado e todos envolvidos.

“O caso de crimes tem que ser resolvido com investimentos na segurança publica como foi feito na criação da guarda municipal, e não retirando um acessório de segurança do cidadão, assim eu penso”, disse.

O Alerta Bahia consultou um advogado que também disse não ser viável o projeto, pois uma lei menor não sobrepõe uma lei maior, sendo esse o caso. O Conselho Nacional De Transito (CONTRAN) em suas atribuições torna obrigatório o uso de capacete motociclístico para o condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado.

Um tenente da Polícia Militar em conversa com a redação do site, também compartilha da mesma opinião do advogado e secretário de saúde.

Alguns comerciantes e populares da sede do município foram ouvidos, alguns disseram compreender a preocupação e boa intenção do vereador, porém não concordaram com a lei.

O site gravou um áudio com o vereador João Cordeiro, autor do projeto, e com os vereadores Gilvan Crente e Washington; também do legislativo de Carinhanha e pode ser acompanhado no vídeo abaixo.

 Vídeo

 

Post- 22/11/2017 – 16:39

 

Redação: Alerta Bahia

Edição: David Porto

Publicações Relacionadas

Barcelona vence de virada e acaba com tabu

David Porto

Chuva de até 40 minutos de duração alaga ruas de Serra do Ramalho

David Porto

Secretaria de saúde de Malhada realiza “1º semana da saúde” na sede do município

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies