Carinhanha: Vereador João Galego envia à Câmara projeto de Lei que proíbe uso de capacete no perímetro urbano do município

O vereador João Cordeiro (João Galego) do DEM; enviou à câmara de vereadores de Carinhanha nessa segunda-feira dia 20 de novembro um projeto solicitando aprovação de uma lei municipal que proíba o uso de capacete no perímetro urbano do município de Carinhanha oeste da Bahia.

O Parlamentar municipal disse ao site “Alerta Bahia” que encaminhou o projeto pensando em ajudar na redução de crimes, onde o infrator utiliza o capacete como mascara pra não ser identificado pela vítima e também passar despercebido pelas ruas.

Segundo o vereador da Comunidade de Angico, ele pretende por a ideia em votação a todo público civil carinhanhense, se caso a maioria concordar, levará a diante, mas se a maioria não for favorável, entenderá que não deve dar sequência, pois sua intenção é somente beneficiar o povo.

Sabemos que o uso de capacete é obrigatório, e ajuda muito na prevenção de traumatismo craniano entre outros problemas caso haja um acidente.

Nossa reportagem entrou em contato com Avalcir Brito o secretário de saúde do município, e questionamos qual sua opinião a respeito da ideia, Brito mostrou-se totalmente contra, e argumentou que como uma pessoa ligada ao hospital  ver a quantidade de pessoas que são salvas de problemas maiores por estarem usando capacete.

Segundo o secretário de saúde, em caso de um acidente sem o acessório, a vítima pode sofrer desde uma lesão na face até um traumatismo craniano, situação que acarretará muito mais gastos para o cidadão, município, estado e todos envolvidos.

“O caso de crimes tem que ser resolvido com investimentos na segurança publica como foi feito na criação da guarda municipal, e não retirando um acessório de segurança do cidadão, assim eu penso”, disse.

O Alerta Bahia consultou um advogado que também disse não ser viável o projeto, pois uma lei menor não sobrepõe uma lei maior, sendo esse o caso. O Conselho Nacional De Transito (CONTRAN) em suas atribuições torna obrigatório o uso de capacete motociclístico para o condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado.

Um tenente da Polícia Militar em conversa com a redação do site, também compartilha da mesma opinião do advogado e secretário de saúde.

Alguns comerciantes e populares da sede do município foram ouvidos, alguns disseram compreender a preocupação e boa intenção do vereador, porém não concordaram com a lei.

O site gravou um áudio com o vereador João Cordeiro, autor do projeto, e com os vereadores Gilvan Crente e Washington; também do legislativo de Carinhanha e pode ser acompanhado no vídeo abaixo.

 Vídeo

 

Post- 22/11/2017 – 16:39

 

Redação: Alerta Bahia

Edição: David Porto

Compartilhe >>

Telefone

(77) 9 9960-9570

Inscreva-se no nosso boletim