Alerta Bahia
Carinhanha Destaque

Câmara de vereadores aprova projeto de lei para Reforma Administrativa da Prefeitura de Carinhanha; mudança criará novas secretarias

A câmara municipal de Carinhanha, no oeste da Bahia votou em alguns projetos, na sessão dessa segunda-feira dia (20) de dezembro. Entre eles foi aprovado o projeto de lei de nº 24, encaminhado a caráter de urgência urgentíssimo pelo executivo, que foi a reforma administrativa, que altera a estrutura administrativa da prefeitura e da outras providencias. 

O projeto que foi aprovado pela maioria dos parlamentares autoriza algumas mudanças no administrativo municipal, entre elas alguns desmembramentos, cria cargos, setores e secretarias.  

Conforme o site Alerta Bahia apurou junto ao legislativo, a aprovação se deu com: seis votos favoráveis; dois contras e uma abstenção. Tendo votado pela aprovação da reforma os vereadores, João Cordeiro (PL); Dardian Moreira (PT); Ricardinho dos Teclados (PL); Antônio Carlos (PDT) Fábio Guerra (PSB) e Jutaí Boca Rica (PC do B). Os vereadores, Pi do Luana (PP) e Mundinho da Oficina (DEM) votaram contra. Euvaldo de Dona Didi (PDT) absteve e o vereador Edivaldo Melo não compareceu à sessão. 

Na ausência do vereador Mundinho da Oficina, o site conseguiu falar com sua assessoria, que justificou o voto contrário informando que o parlamentar ver a lei como um assinte à sociedade (desaforo). Tanto porque foi lançada de última hora à caráter de urgência urgentíssima, haja vista que é uma lei muito séria para se impor aprovação sem se quer tempo de apreciação. Ainda por ser um projeto que traz uma carga financeira muito grande para o povo carinhanhense, a exemplo da criação de novos cargos e mais duas secretarias, onde cada uma secretaria ganhou um chefe de gabinete com remuneração de R$ 2.500,00. Ainda houve reajustes acima de 50% para alguns cargos. 

Segundo o vereador Fábio Guerra, que votou favorável, a estrutura administrativa já existe, e nesta alteração, diferente do que diz alguns, não aumenta cargos, e sim reduz de 162 para 152. Com apenas acréscimo de duas secretarias, mas que virão para dar suporte ao grande trabalho que a prefeita pretende fazer. Como por exemplo no agro. A criação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social virá para possibilitar a criação da Guarda Municipal, esta que tanto é aclamada pela população. Fabio ainda disse que não houve nenhum reajuste de mais de 50%.

Entre os cargos e pastas criadas ou desmembradas estão: Secretaria municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca aquicultura e abastecimento; Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social; Ainda chefia de gabinete para todos os secretários. 

O presidente da câmara e relator do projeto, Woshington Alves disse que não houve aumento de cargos, pois com os desmembramentos alguns desapareceram. 

O projeto foi votado, aprovado e segue para a Sansão da prefeita Chica do PT. 

___________________________________________________

Publicado em: 21/12/2021 – 12:17

Da redação

Publicações Relacionadas

Traficante é preso pela Polícia Militar na cidade de Caetité com drogas e vários documentos pessoais

David Porto

Feira da Mata no oeste da Bahia decreta “Toque de Recolher” por conta da COVID-19

David Porto

Homem alveja vizinho com arma de fogo justificando que a vítima teria tido um caso com sua ex-esposa em Bom Jesus da Lapa

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies