Alerta Bahia
Plantão Alerta Bahia

Brasil vai expulsar diplomata da Venezuela

Venezuela ordena expulsão do embaixador do Brasil/Foto: Reprodução

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça-feira (26) que irá declarar “persona non grata” cuja tradução quer dizer ( Não Bem Vindo) o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado. Na prática, com a medida do Itamaraty, ele terá de deixar o país.

A declaração de “persona non grata” a Maldonado acontece três dias após a Venezuela ordenar a expulsão do embaixador do Brasil no país, Ruy Carlos.

Procurada, a Embaixada da Venezuela em Brasília informou que somente se pronunciará sobre o assunto nesta quarta (25).

Segundo o governo, Maldonado é o atual representante da Venezuela no Brasil porque em maio de 2016 o presidente Nicolás Maduro mandou o embaixador, Alberto Castellar, retornar a Caracas.

A medida de Maduro foi tomada logo após a então presidente Dilma Rousseff ser afastada do mandato em razão do impeachment – o governo venezuelano se posicionou contra o processo.

Afastamento entre Brasil e Venezuela

As relações entre os governos brasileiro e venezuelano ficaram mais estreita nos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Mas, desde que o presidente Michel Temer assumiu, em razão do impeachment, houve um afastamento entre os dois países, principalmente porque a Venezuela não reconheceu a destituição de Dilma.

O afastamento se aprofundou em março deste ano após o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, dizer que a então chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, não tinha “muita importância”, em resposta à declaração dela de que o Brasil é uma “vergonha mundial”.

Além disso, em 21 de julho, o presidente Michel Temer afirmou, na Cúpula do Mercosul, na Argentina, que o bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai via “ruptura democrática” na Venezuela em razão da crise política enfrentada no país, com a prisão de opositores a Maduro.

 

 

Post – 26/12/2017 – 20:46

Por: G1

Edição: David Porto

Publicações Relacionadas

Grave acidente é registrado em Guanambi

David Porto

Homem é detido após furtar residência na rua Alvino Pinto em Carinhanha

David Porto

Vasco segura resultado e bate o Cruzeiro por 1 a 0

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies