Bispo de Bom Jesus da Lapa, UNEB e CPT visitam o Rio São Francisco em Carinhanha para…

Compartilhe >>

Foto: Notícias da Lapa

Nessa quarta-feira dia 11 de julho, já se encontra em Carinhanha o bispo Dom João Santos da diocese de Bom Jesus da Lapa. Junto com representantes da CPT, Samuel Uneb e profissionais da imprensa Dom João percorrerá trechos do rio que divisam os municípios de Carinhanha e Malhada, oeste e sudoeste da Bahia.

A intenção da visita é salvar o Velho Chico que aos poucos está morrendo, um dos principais motivos: o assoreamento, causado pelo desmatamento nas encostas do rio.

A ação veio das anteriores discussões do I Encontro dos Bispos da Bacia do São Francisco, que aconteceu no mês de novembro em Bom Jesus da Lapa e reuniu bispos das cidades de Januária (MG), Caetité (BA), de Bom Jesus da Lapa (BA), Barreiras (BA), Barra (BA), Irecê (BA), Petrolina (PE), Floresta (PE) e Paulo Afonso (BA).

Os bispos se reuniram por dois dias com o objetivo de estudar e discutir a realidade do Rio São Francisco e encaminhar o posicionamento pastoral dos bispos em vista de sua revitalização, solicitação do Papa Francisco em sua Carta Encíclica, Laudato Sí.

Onze bispos da Bahia, Pernambuco, Sergipe e de Minas Gerais juntamente com representações da Igreja Católica reuniram-se para se inteirar de forma mais profunda sobre a realidade hídrica da região da Bacia do São Francisco. Os peritos e estudiosos apresentaram um diagnóstico sobre a conjuntura hídrica da Bacia do São Francisco, com diversos dados da realidade da região, especialmente do Cerrado, principal fonte de abastecimento do Velho Chico.

Saiba mais sobre o 1º encontro

Como fruto desse 1º encontro foi criada a “Carta da Lapa”, onde os  Bispos da Bacia do São Francisco se posicionam em defesa do rio.

Entre as ações, os Bispos se comprometeram a realizar alguns trabalhos  em suas dioceses, construindo propostas para salvar o rio São Francisco:   (1) convocar os cristãos a se sensibilizarem com a causa, em defesa dos rios; (2) Visitar todas as comunidades em suas dioceses, com o propósito de fortalecer o debate em defesa dos rios; (3) criar ferramentas de comunicação e informação capazes de fortalecer a luta ambiental na bacia; (4) apoiar e incentivar ações  de populações que estejam preocupadas com a preservação vida, respeitando os biomas; (5) criar a moratória do Cerrado; (6) chamar as autoridades federais, estaduais, municipais, senadores, deputados e Ministério Público  para que assumam a responsabilidade ambiental na bacia junto as  populações.


 

Post – 11/07/2018 – 08:19

Notícia de Carinhanha/BA

 

Redação: Alerta Bahia e trechos do Notícias da Lapa

Edição: David Porto

Informação: Notícia da Lapa

 

The following two tabs change content below.

    Compartilhe >>

    Telefone

    (77) 9 9960-9570

    Inscreva-se no nosso boletim