A Agência Nacional de Mineração (ANM) concedeu à Zeus Mineração Ltda os direitos de exploração do minério manganês, em uma área de 970 hectares, em Caetité, a 100 km de Brumado.
A Bahia Mineração (Bamin) havia sido escolhida no processo inciado em 2011 e concluído em 2015, mas, após análise do recurso da concorrente quase cinco anos depois, a ANM decidiu alterar o resultado do procedimento.
O processo de concessão está sob a mira da Operação Terra de Ninguém, deflagrada pela Polícia Federal no início de 2019. De acordo com a Agência Sertão, a Zeus Mineração questionou diversos pontos da avaliação realizada pela Superintendência Regional do extinto DNPM (atual ANM), após ficar em segundo lugar no processo. Na reavaliação realizada pela ANM em Brasília, a Zeus conseguiu aumentar a sua pontuação e superar a Bamin nos critérios estabelecidos para exploração do manganês no local.
Nesta semana, a Diretoria Colegiada da ANM referendou a decisão e ainda citou o ofício no qual a PF destaca a existência de “fortes indícios de ocorrência de atos ilícitos para beneficiar empresa classificada em primeiro lugar”, com base em investigações da “Terra de Ninguém” contra servidores da ANM no Estado.
O órgão entendeu que a Zeus apresentou projeto mais consistente do ponto de vista técnico e socioeconômico.
__________________________________________________________________________________________
Post – 18/01/2020 – 08:47
Fonte: Achei Sudoeste
Por: David Porto
Por: David Porto - Registro: MTBE 0006322-BA
- 17º BPM registra 20 atendimentos em casos de possíveis surtos psicóticos em 30 dias; 18 só em Guanambi - 14/11/2025
- Câmara de Carinhanha cancela sessão extraordinária que votaria projeto de empréstimo de R$ 28 milhões pelo executivo - 14/11/2025
- Dois homens são conduzidos pela PM após denúncia de circulação de notas falsas em Malhada - 14/11/2025







