Alerta Bahia
Bahia Brasil

AVC é a principal causa de morte do Brasil; veja como ajudar a vítima

Foto ilustrativa/ reprodução

Nesse sábado dia (29) de outubro é o dia mundial do (AVC) – Acidente Vascular Cerebral, e na presente data especialistas, entidades, o Ministério da Saúde e a Oganização Mundial de AVC (World Stroke Organization -WSO) estão na semana de conscientização sobre os riscos da doença. Considerado uma epidemia global que ameaça a vida, a saúde além da qualidade de vida do ser humano. 

Conforme dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, somente no mês de julho, o AVC matou 8.758 brasileiros, o equivalente a 11 óbitos por hora. 

No primeiro semestre deste ano, foram 56.320 vítimas fatais, número acima das mortes por infarto (52.665) e Covid-19 (48.865).   

Na Bahia foram 10.375 internações e 5.600 óbitos até agosto. Os dados são impactantes e reforçam a necessidade de cuidados para prevenção da doença. 

O AVC, também conhecido como derrame, é tratável, para isso é necessário reconhecer os sinais de alerta e encaminhar rapidamente o paciente para que ele receba o tratamento mais adequado, diminuindo potenciais sequelas. 

 Segundo estatísticas, 80% dos casos são isquêmicos, quando ocorre a obstrução ou redução do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral, causando a falta de circulação sanguínea em parte do cérebro.  

Entre os sinais de alerta mais comuns, estão: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; assim como confusão mental, alteração da fala ou da compreensão; alteração na visão, no equilíbrio, na coordenação, no andar; tontura e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente. 

O que fazer quando a pessoa está sofrendo um AVC? 

Segundo o Tuasaúde, geralmente, as pessoas que estão sofrendo um AVC não conseguem realizar as ações pedidas neste teste. Assim, caso isso aconteça, deve-se deitar a vítima de lado em um local seguro e chamar o SAMU ligando para 192, ficando sempre atento se a vítima continua respirando normalmente e, no caso de deixar de respirar deve-se iniciar a massagem cardíaca. 

____________________________________

Publicado em: 27/10/2022 – 20:29

Reprodução Achei Sudoeste com informações do Tuasaúde

Da Redação

Publicações Relacionadas

Caixa lança site e aplicativo para solicitar auxílio emergencial de R$ 600; veja como fazer o …

David Porto

Petrobrás anuncia aumento no preço da gasolina e do diesel

David Porto

Polícia mata 9º integrante de quadrilha de assalto a banco e carro forte na Bahia e Goiás

David Porto
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Política de Privacidade

Privacidade & Política de Cookies